Calendário de Atividades
Exclusivo para Sócios
do Círculo Dr. José Figueiredo
Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis
Visita Orientada ‘A simbologia na pintura de quinhentos’
7 setembro, sábado, 11h00
A pintura de quinhentos, no caso da esfera pública, é de carácter essencialmente religioso e de incidência predominantemente retabular e hagiográfica. Estas representações pictóricas tinham essencialmente a função de ilustração e de adoração, desenvolvendo no espectador o carácter de devoção, subterfúgio de um propósito maior, a instrução do espectador. São, por isso, imagens plenas de simbologia. Neste percurso serão utilizadas quatro obras da primeira metade do século XVI para se abordar a questão da simbologia associada.
Visita Orientada CAC – 50 anos. A democratização vivida
14 setembro, sábado, 11h00
No dia 10 de Junho de 1974 desencadeou-se uma ação de rua sem paralelo, protagonizada por artistas e intelectuais do Porto ligados a instituições como a Cooperativa Árvore, o Teatro Experimental do Porto, a Seiva Trupe ou o Cineclube do Porto. O “Enterro do Museu Soares dos Reis” dá voz a uma reivindicação popular alimentada pela pulsão efervescente de abertura à modernidade, resgatada do pesado silêncio da ditadura. Um movimento simbólico de protesto materializa-se nesse ato performático que, de forma mais ou menos direta, vai constituir a semente da Fundação de Serralves e do seu Museu de Arte Contemporânea.
Visita Orientada ‘O CAC e o MNSR: uma parceria institucional’
28 setembro, sábado, 11h00
Visita comentada que explora a parceria institucional estabelecida entre o CAC – Centro de Arte Contemporânea e o Museu Nacional Soares dos Reis entre 1976 e 1980. Inês Silvestre irá contextualizar a criação do CAC e traçar o panorama das intensas dinâmicas artísticas desenvolvidas no Porto a partir de meados do século XX. O funcionamento e contributos daquela parceria, patentes na intensa atividade expositiva desenvolvida pelo CAC, serão temas igualmente abordados.