Calendário de Atividades
Exclusivo para Sócios
do Círculo Dr. José Figueiredo
Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis
Visita Orientada ‘Conhecer José Júlio de Sousa Pinto’ (1856-1934)
5 outubro, sábado, 11h00
Um convite para (re)descobrir a pintura deste aluno da Academia de Belas-Artes do Porto (1870-1878), bolseiro do Estado Português em França, país para onde viajou com o colega Henrique Pousão em 1880, e, a partir do qual desenvolveu uma notável carreira internacional de pintor de retratos e de ambientes repletos de estórias. Visita orientada por Paula Azeredo.
Visita Orientada ‘CAC – 50 anos. A democratização vivida’
12 outubro, sábado, 11h00
Visita orientada pelo curador Miguel Von Hafe Perez. No dia 10 de Junho de 1974 desencadeou-se uma ação de rua sem paralelo, protagonizada por artistas e intelectuais do Porto ligados a instituições como a Cooperativa Árvore, o Teatro Experimental do Porto, a Seiva Trupe ou o Cineclube do Porto. O “Enterro do Museu Soares dos Reis” dá voz a uma reivindicação popular alimentada pela pulsão efervescente de abertura à modernidade, resgatada do pesado silêncio da ditadura. Um movimento simbólico de protesto materializa-se nesse ato performático que, de forma mais ou menos direta, vai constituir a semente da Fundação de Serralves e do seu Museu de Arte Contemporânea.
Visita Orientada à Exposição ‘Siza, Câmara Barroca’
19 outubro, sábado, 11h00
Visita comentada pelo Professor Arquiteto José Miguel Rodrigues
“Siza, Câmara Barroca” é uma exposição que reúne 18 obras do Arquiteto Álvaro Siza, atravessando diferentes períodos do seu trabalho, estudado por uma equipa de investigadores, coordenada por José Miguel Rodrigues (Investigador Responsável do projeto “Siza Barroco” e atual diretor do Centro de Investigação) e Joana Couceiro (Investigadora integrada e corresponsável pelo projeto), ambos curadores da exposição com Constança Pupo Cardoso (Designer e curadora adjunta da exposição).
José Miguel Rodrigues irá apresentar os resultados deste projeto aos participantes, e comentar as obras de Álvaro Siza selecionadas para a referida exposição, numa perspetiva que explorará as afinidades que as composições do autor estabelecem com a “Ideia de Barroco”.
Visita Orientada ‘CAC – 50 anos. A democratização vivida’
26 outubro, sábado, 11h00
Visita orientada por Ana Nascimento. No dia 10 de Junho de 1974 desencadeou-se uma ação de rua sem paralelo, protagonizada por artistas e intelectuais do Porto ligados a instituições como a Cooperativa Árvore, o Teatro Experimental do Porto, a Seiva Trupe ou o Cineclube do Porto. O “Enterro do Museu Soares dos Reis” dá voz a uma reivindicação popular alimentada pela pulsão efervescente de abertura à modernidade, resgatada do pesado silêncio da ditadura. Um movimento simbólico de protesto materializa-se nesse ato performático que, de forma mais ou menos direta, vai constituir a semente da Fundação de Serralves e do seu Museu de Arte Contemporânea.