Amadeo de Souza Cardoso, Porto – Lisboa, 2016 – 1916

2016-11-01

Comissariado Científico – Marta Soares e Raquel Henriques da Silva
Comissariado Executivo – Ana Paula Machado Santos e Elisa Soares

Recriação da única exposição de Amadeo de Souza Cardoso em Portugal, em 1916, inaugurada inicialmente no Jardim Passos Manuel, no Porto, e depois na Liga Naval Portuguesa, em Lisboa.
Passado um século sobre estas exposições, o MNSR e o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado assinalam a efeméride reunindo parte significativas das peças outrora expostas.
As primeiras e únicas exposições em Portugal foram também as primeiras e únicas exposições individuais que realizou na sua curta vida. O contexto foi o do início da Primeira Guerra Mundial, quando Amadeo de Souza-Cardoso regressou a Portugal e já era um pintor reconhecido nos meios da vanguarda. Antes de expor no seu país, já tinha participado em exposições coletivas em Paris, Berlim, Nova Iorque, Chicago, Boston e Londres.