A mais importante doação particular da história do MNSR

6 de Maio, 2024

O Museu Nacional Soares dos Reis acaba de receber a doação da valiosa coleção Cândida e Vasco Duarte Silva, que vem enriquecer de forma significativa o acervo de artes plásticas e artes decorativas da instituição.

No âmbito das doações particulares, esta doação é a mais importante de toda a história do museu e testemunha o reconhecimento, por parte dos colecionadores, da capacidade do Museu Nacional Soares dos Reis em conservar, estudar, divulgar e potenciar junto do público uma coleção reunida ao longo de décadas.

Entre outras tipologias de objetos, a coleção Cândida e Vasco Duarte Silva integra pintura e desenho de artistas portugueses dos séculos XIX e XX, faiança nacional dos séculos XVIII a XX (sobretudo produções do Porto e Caldas), porcelanas nacionais e europeias, ourivesaria portuguesa (Porto e Lisboa), escultura oriental, etc.

Refiram-se obras dos artistas Abel Salazar, Alvarez, Ana Jotta, Ana Vidigal, António Carneiro, António Palolo, Artur Loureiro, Ayres de Gouveia, Cargaleiro, Cruzeiro Seixas, Eduardo Luiz, Ernesto Condeixa, Francisco José de Resende, Fernanda Fragateiro, Francisco Smith, Jorge Queirós, Júlio, Júlio Resende, Mário Botas, Marques de Oliveira, Nikias Skapinakis, Paula Rego, Pedro Cabrita Reis, Pedro Portugal, Sá Nogueira, Sousa Pinto, etc.

São algumas centenas de objetos que agora foram incorporados no acervo deste Museu e que após um período de estudo e tratamento técnico estarão disponíveis na exposição de longa duração e em exposições temporárias de diversa ordem.

O Museu Nacional Soares dos Reis está profundamente grato aos doadores, acreditando que este gesto de generosidade em prol da comunidade também poderá estimular outras doações de coleções privadas.

Coleção Cândida e Vasco Duarte Silva