MNSR e Henrique Pousão em destaque na revista ‘A Magazine’

10 de Abril, 2024

Numa altura em que se assinalam os 140 anos da morte do artista Henrique Pousão, a revista ‘A Magazine’ fará o lançamento da sua nova edição no próximo dia 12 abril, na Cordoaria Nacional, no âmbito da LAAF – Lisbon Art and Antiques Fair.

Esta nova edição dedica particular atenção a Vila Viçosa, terra natal de Henrique Pousão, e integra, entre outros, textos de autoria de António Ponte, Diretor, e de Ana Paula Machado, Gestora de Coleção de Pintura, do Museu Nacional Soares dos Reis.

Considerado um dos nomes maiores da pintura portuguesa da segunda metade do século XIX, Henrique Pousão frequentou a Academia Portuense de Belas-Artes e foi pensionista do Estado em França e Itália.

Na coleção do Museu Nacional Soares dos Reis, a obra de Henrique Pousão está fortemente representada com destaque para as obras “Casas Brancas de Capri”, “Senhora Vestida de Preto” e “Janelas das Persianas Azuis”, todas classificadas como tesouros nacionais.

A revista ‘A Magazine’ resulta de uma candidatura vencedora ao Apoio ao Empreendedorismo Criativo pelo Magallanes ICC, do Centro Magalhães para o Empreendedorismo das Indústrias Culturais e Criativas.

De acordo com o seu editorial, ‘A Magazine comunica as várias dimensões do património cultural, das artes performativas, visuais e populares, do artesanato, da arqueologia, do enoturismo e gastronomia, da música, da literatura, e dos valores contemporâneos, criando conhecimento e reconhecimento dos mesmos’.