Uma interpretação inédita da viagem de Dante por meio das obras de António Carneiro é a proposta cultural do Lionesa Business Hub (LBH), em parceria com o Museu Nacional Soares dos Reis, para toda comunidade e aberta à população.
A exposição Inferno – A Viagem de Dante pela mão de António Carneiro chega dia 7 de novembro, às 17:30, ao Lionesa Business Hub e termina a 30 de março de 2024, apresentando uma nova interpretação que traz a visão de uma poderosa viagem num grande barco, com velas que simbolizam o Inferno e o Paraíso.
Inferno – A Viagem de Dante pela mão de António Carneiro, exposição baseada nos 42 desenhos do pintor, resulta de uma parceria entre o Lionesa Business Hub, o Lionesa Group, o Museu Nacional Soares dos Reis e a ASCIPDA – Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo Dante Alighieri.
A instalação será composta por nove círculos, cada um representando diferentes histórias e conceitos num ciclo eterno de experiências e renascimento. Uma metáfora da vida humana, com um começo, complexidade e um ponto de chegada que também é um novo começo. O objetivo é estimular na comunidade do Lionesa Business Hub um momento único de reflexão e decisão.
Esta parceria entre o Museu Nacional Soares dos Reis e o Lionesa Business Hub é fruto de um protocolo de mecenato que o Lionesa Group assinou com o museu e que reverteu para a requalificação de salas do Palácio dos Carrancas. Esta iniciativa reforça a orientação para democracia cultural, despertando para os temas do bem-estar através da arte e da cultura.
O programa Outros Lugares tem como propósito afirmar o Museu Nacional Soares dos Reis como um lugar que extravasa o seu espaço e organização formais para envolver curadorias improváveis e diferenciadoras atendendo à natureza dos parceiros, ao local de apresentação e aos respetivos contextos.
Num estreito trabalho colaborativo com a Lionesa Business Hub desenhou-se uma exposição singular a partir de um conjunto de obras de António Carneiro, pintor com importante presença na coleção do Museu. A exposição traz a público um trabalho gráfico dos desenhos traçados pelo artista entre 1928-30 para ilustrar o Inferno, a primeira parte da obra literária renascentista Divina Comédia, do poeta italiano Dante Alighieri.
A exposição tem acesso gratuito e estará patente até final do primeiro trimestre de 2024.