80 Anos da Doação ao Museu do gesso «Nossa Senhora da Vitória»

20 de Dezembro, 2023
Nossa Senhora da Vitória

O modelo em gesso da escultura em madeira policromada destinada ao altar de Nossa Senhora da Vitória, no Porto, foi doado ao Museu Nacional Soares dos Reis há precisamente 80 anos.

A peça integrou o espólio artístico de Manuel Maria Lúcio (V. N. Gaia), que, em 1943, fez a sua doação ao Museu.

O gesso é um exemplar precioso com valor de peça única, pois revela em exclusivo a imagem, tal como António Soares dos Reis a idealizou e talhou em madeira para a freguesia da Vitória, posteriormente sujeita a amputação.

Foi modelo de António Soares dos Reis para esta escultura, uma vendedora de fruta da Rua de Camões, figura que o autor modelou cobrindo-a de panejamentos clássicos, compostos em desdobramentos múltiplos formando harmonioso arranjo, como era seu estilo, deixando que um dos membros inferiores avançasse quanto seria necessário para vivificar a escultura.

O estudo das evidências é revelador de uma obra de superioridade artística incontestável a que é preciso invocar os desenhos, subjacentes à construção da obra. Os dois primeiros estudos são expressos com sombreados de grande vivacidade e definição de linhas, num jogo de modelação das formas em colaboração com a luz; são captações instantâneas, reveladoras de envolvimento afetivo, em que o artista encontra numa figura popular de mulher a inspiração do tema.

Um trabalho de insistência em busca do enquadramento ideal extrai-se de um terceiro desenho, onde se imprime a vontade de visionar a figura como uma estátua, propriamente dita, cuja construção se multiplica em inúmeros contornos de movimento, com inserção de pormenores iconográficos como a vara e a meia-lua. (…)

Soares dos Reis, em meados dos anos 70, do século XIX, estava determinado a não mais esculpir em madeira e enveredaria pelo retrato e mais raramente pelas obras vultosas de estatuária. Mesmo assim, ainda viria a satisfazer encomendas de peças religiosas, ao modelar o Cristo Agonizante para José Pedreira e o par de santos para a capela de Pestana da Silva.

Fonte: SANTOS, Paula M. Mesquita Leite, A escultura religiosa de Soares dos Reis e a iconografia da Virgem para Guimarães. Revista de Guimarães, 112 Jan.-Dez. 2002, p. 385-408.