Museu recebe ‘3 artistas | 3 performances’ em torno da Arte Bruta

11 de Outubro, 2023

No âmbito do programa paralelo da Exposição Portreto de la Animo. Art Brut etc, patente no Museu Nacional Soares dos Reis, decorre no próximo dia 17 outubro, pelas 18h30, a sessão ‘3 artistas | 3 performances em torno da Arte Bruta’, com a participação dos artistas Bruno Senune, Teresa Noronha Feio e Vera Mota. Entrada livre.

A iniciativa enquadra-se na programação do Family Film Project, a decorrer no Batalha Centro de Cinema, de 17 a 21 outubro.

Neste ciclo de performances associado ao festival, os artistas são desafiados a explorar performativamente a partir de materiais de arquivo, pessoais ou não, ou de problematizações da memória.

O objetivo principal é apresentar propostas performativas nas suas valências expandidas (interdisciplinares, deslocações espaciais, deslocações temáticas). Ao mesmo tempo em que se problematizam intimidades e familiaridades, projetam-se possibilidades criativas que atravessam disciplinas e fronteiras, reforçando, dentro do evento-festival, a linha fina entre o real e o performativo.

PROGRAMA DAS PERFORMANCES

NÁCAR, por BRUNO SENUNE – 18h30
Nácar é uma proposta performativa que reflete sobre esquecimento, ficção de memórias.

A TALE FOR THE ROOTLESS, por TERESA NORONHA FEIO – 18h45
A obra faz parte de uma investigação que permitiu à artista reconstruir e corporizar uma memória, a qual não quer que seja esquecida.

ROER, por VERA MOTA – 19h15
Roer propõe uma reflexão sobre o binário que distingue a matéria orgânica da inorgânica, sobre a distinção subjetiva entre corpos biológicos e geológicos.

O Family Film Project é um festival de cinema que decorre anualmente no Porto, desde 2012.

Além das sessões de cinema, o Family Film Project organiza vários tipos de eventos culturais paralelos: exposições e instalações, filmes-concerto, performances em locais diversos da cidade, masterclasses, conferências e lançamentos de livros.

Com diversas linhas de atuação, o festival coloca-se nas barreiras concetuais entre o cinema e as outras artes e áreas de pensamento.