163º Aniversário de Nascimento de João Augusto Ribeiro

24 de Novembro, 2023

João Augusto Ribeiro nasceu em Vila Real a 24 de novembro de 1860. Entre 1877 e 1885 estudou na Academia Portuense de Belas Artes, onde foi discípulo de João António Correia.

Participou em exposições da Academia Portuense de Belas Artes (1881 e seguintes), nas do Grémio Artístico de Lisboa (1892 e seguintes), nas da Sociedade Nacional de Belas Artes (entre 1903 e 1919) e nas da Sociedade de Belas-Artes do Porto (entre 1908 e 1932).

No Porto ficou conhecido como um retratista fiel ao modelo, caraterística bem patente no seu autorretrato (foto da capa) datado de 1920, mas também nos retratos do pintor Cândido da Cunha, do engenheiro J. Cordewener e do cirurgião Couto Soares.

João Augusto Ribeiro pintou temas rústicos, paisagens e temas históricos, como os três quadros sobre a viagem marítima de Vasco da Gama à Índia – “A Partida”, “A Chegada” e “O Regresso” -, que se encontram reproduzidos no livro “Virtudes e Heroísmos Lusíadas”, organizado por Estefânia Cabreira e Oliveira Cabral.

A obra pictórica de João Augusto Ribeiro está representada no Museu Nacional de Soares dos Reis e na Casa-museu Marta Ortigão Sampaio, no Porto, no Museu do Chiado e na Câmara Municipal, em Lisboa, no Museu Grão Vasco, em Viseu, e nas coleções Dr. Couto Soares e Rodrigo Faria de Castro. Foi distinguida com a 1.ª medalha da Sociedade Nacional de Belas-Artes, em 1918, e com uma medalha de ouro na Exposição do Rio de Janeiro (1922).

O artista também fez carreira no ensino, tendo sido professor no Instituto Industrial e Comercial do Porto durante 44 anos. Lecionou na Escola de Belas Artes do Porto, regendo interinamente várias cadeiras.

Colaborou como publicista nas revistas Arte Portuguesa e A Águia e foi vogal efetivo do Conselho de Arte e Arqueologia da 3.ª Circunscrição.

Faleceu no Porto em 1932.

Imagem: O Pescador, óleo sobre tela, de J. A. Ribeiro, 1917 (?)