120º Aniversário de Nascimento de Cândido Portinari

29 de Dezembro, 2023

A 29 dezembro de 1903 nasceu Cândido Portinari, pintor marcante do Modernismo no Brasil.

Cândido Portinari (1903-1962) foi um pintor brasileiro, um dos principais nomes do Modernismo cujas obras alcançaram renome internacional, como o painel Guerra e Paz, na sede da ONU em Nova Iorque e a série Emigrantes, do acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Está, igualmente, representado no Museu Nacional Soares dos Reis, através da obra Carnaval, de 1942.

Carnaval (ou Cavalo- Marinho, como originalmente se designava) foi encomendada ao pintor brasileiro Cândido Portinari, para, com outros sete painéis, decorar as instalações da Rádio Tupi, no Rio de Janeiro.

Em 1949, a Rádio sofreu um incêndio que destruiu parte dessa decoração. Os dois painéis sobreviventes viriam a ser oferecidos, em 1951, ao Estado Português por Assis Chateaubriand. Uma das obras foi destinada ao Museu Nacional Soares dos Reis e a outra ao Museu de Arte Contemporânea – Museu do Chiado.

Cavalo- Marinho representa uma festa caraterística da região de Pernambuco celebrada no dia de Reis. O tema integrava-se num programa encomendado por Assis Chateaubriand, de celebração da cultura brasileira ou de definição da “brasilidade”, focada num ideário político específico, que reforçava o papel do “negro”, do “indígena” e do “branco” na formação da sociedade brasileira.

Na capa: Autorretrato, Cândido Portinari, 1957 @Projeto Portinari
No texto: Carnaval, Cândido Portinari, 1942, acervo do Museu Nacional Soares dos Reis