Em parceria com o Museu Nacional Soares dos Reis, a Câmara Municipal do Porto dedica a próxima sessão de Um Objeto e Seus Discursos à pintura Descida da Cruz, de Domingos Sequeira.
A sessão está marcada para o próximo dia 19 abril (Sábado de Aleluia), pelas 17 horas, com a participação de Ana Paula Machado, Maria Bochicchio e Pedro Sobrado, e moderação de Patrícia Remelgado.
Participação mediante inscrição obrigatória através de formulário.
Datada de 1827, Descida da Cruz faz parte de um grupo de quatro pinturas tardias de Domingos Sequeira realizadas em Roma, onde o artista passou os últimos anos de vida. Nascido em 1768, no seio de uma família modesta, Sequeira foi educado na Casa Pia e estudou em Roma. Nomeado pintor da corte, codirigiu a empreitada de pintura do Palácio Nacional da Ajuda, cujas obras foram verdadeira escola de Belas-Artes.
Hoje considerado o pintor português mais talentoso do seu tempo, Sequeira desempenhou um papel fundamental na transformação da arte portuguesa do início do século XIX.
Adquirida pela Fundação Livraria Lello e colocada em depósito no Museu Nacional Soares dos Reis, a pintura Descida da Cruz integra o circuito expositivo do MNSR desde junho de 2024 e tem despertado a atenção e curiosidade dos visitantes.
A exposição de longa duração do Museu Nacional Soares dos Reis tem também patentes quatro óleos e um conjunto significativo de desenhos de Domingos Sequeira, estando a pintura Descida da Cruz exposta na mesma sala, enriquecendo o acervo disponível. De resto, são igualmente expostos desenhos preparatórios da obra, pertencentes ao acervo do MNSR, alimentando um “diálogo” entre a coleção do museu e este valioso novo depósito.