Loading...

Projeto de Acessibilidade Cultural distinguido com Prémio de Cidadania Ativa

4 de Abril, 2025

O projeto de Doutoramento de Daniela Fatela Geraldes foi, recentemente, distinguido pela Universidade do Porto com o Prémio de Cidadania Ativa, na Vertente Pedagógica.

 

Daniela Fatela Geraldes é doutoranda em Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, sendo responsável pela criação e implementação do “Manual de Acessibilidade para os Museus e o Ensino Superior em Portugal”, cujo objetivo é auxiliar na definição de estratégias para combater as barreiras para pessoas cegas ou com baixa visão, que muitas universidades e espaços culturais, como os museus, ainda apresentam.

 

Na área cultural, o Manual terá um primeiro impacto no Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR), onde estão a ser criadas imagens em relevo baseadas no acervo do Museu, proporcionando uma experiência sensorial mais inclusiva.

 

Neste contexto, o projeto em desenvolvimento pela jovem doutoranda visa replicar um conjunto de nove obras do Museu Nacional Soares dos Reis (de diferentes artistas onde se incluem Aurélia de Souza, Henrique Pousão, António Carneiro, Silva Porto, Marques de Oliveira e José Tagarro, entre outros), transformando-as em pinturas táteis para facilitar a leitura e interpretação por parte das pessoas cegas e amblíopes.

 

Apresentadas com legenda em Braille, para que todos possam apreciar a sua dimensão visual e tátil, as reproduções das obras serão complementadas com audiodescrição, orientando o toque e fornecendo informações sobre a obra, o autor, o contexto artístico e cultural, e as caraterísticas físicas.

O projeto de Daniela Fatela Geraldes prevê ainda a realização de atividades escolares, especialmente dirigidas aos alunos do Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas, no Porto, agrupamento de referência para alunos cegos e de baixa visão, com forte tradição na educação inclusiva. O Museu Nacional Soares dos Reis integra, desde o ano passado, a Comissão Consultiva do Plano Nacional das Artes do referido Agrupamento.

 

Recorde-se que o MNSR tem vindo a colocar em prática um conjunto de ações para que a experiência de visita seja mais inclusiva, de que se destacam a utilização de linguagem clara e acessível, garantindo que mais pessoas possam aceder e compreender conteúdos essenciais, e a realização de visitas orientadas, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa – LGP.

 

Lista de pinturas táteis integradas no projeto

Cena de aldeia (Chafariz de Guimarães), Augusto Roquemont

Cena de aldeia, Leonel Marques Pereira

Amai-vos uns aos outros, Francisco José de Resende

Um campo de trigo – Seara, Silva Porto

Retrato de Silva Porto, Marques de Oliveira

Rapariga deitada no tronco de uma árvore, Henrique Pousão

Autorretrato, Aurélia de Souza

Estudo para o painel central do tríptico “A Vida”, António Carneiro

Autorretrato, José Tagarro

×