‘Uma joia no Museu: Histórias de vida’ é o tema da próxima sessão do Programa «Olhares Cruzados sobre as Coleções», a realizar no dia 22 maio, pelas 18 horas, com entrada livre, sujeita a inscrição prévia que pode ser efetuada aqui.
Os objetos expostos nas vitrinas de um museu oferecem-se à contemplação dos seus visitantes, parecendo detidos no tempo. Além das questões que envolvem a sua materialidade, pode entender-se o objeto como possuidor de uma história, de uma biografia, um processo complexo não linear que aglutina vários tempos e várias fases, desde a extração dos materiais com os quais são fabricados, a própria idealização e produção dos objetos, a sua exposição e venda, o seu uso e simbolismo, o seu estudo, a entrada no museu ou as suas contínuas ressignificações nas relações com outros objetos e com as pessoas.
Com esta conversa-visita, pretende-se criar um espaço de encontro, intercâmbio e debate entre Susana Medina, Alberto Chillón e os participantes sobre a coleção de ourivesaria e joalharia do Museu Nacional Soares dos Reis, com especial atenção às fases de vida de um conjunto selecionado de peças.
O Programa «Olhares Cruzados sobre as Coleções» pretende fomentar espaços de reflexão participada, através do cruzamento de diferentes olhares, leituras e interpretações sobre as obras das coleções do Museu Nacional Soares dos Reis.
Tendo presente que cada um dos objetos que integra as coleções tem o poder de transmitir mensagens, despertar emoções e provocar reflexões sobre questões sociais, políticas ou mesmo filosóficas, o Museu Nacional Soares dos Reis considera que as peças que integram o seu acervo são um recurso fundamental na construção de conhecimento e entendimento, não só dos objetos em si, mas também da pessoa, das instituições e do mundo.