O programa de educação e mediação destinado aos utentes do Hospital Magalhães Lemos (HML), no âmbito da 2ª edição do Programa Arte e Saúde, arranca a 12 fevereiro, integrando um ciclo de visitas exploratórias dos utentes do HML ao Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), e a realização de oficinas de cerâmica.
O Programa Arte e Saúde resulta de uma parceria entre o Museu Nacional Soares dos Reis e o Centro Hospitalar Universitário do Porto, com apoio mecenático da Fundação Manuel António da Mota e cooperação institucional do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do MNSR.
A 2ª edição do Programa Arte e Saúde contempla o alargamento dos núcleos expositivos, a continuidade da disponibilização do bilhete de utente e acompanhante para acesso ao MNSR, um programa de mediação cultural dirigido aos profissionais do Centro Hospitalar Universitário do Porto e um programa educativo especialmente dedicado às crianças e jovens que se encontram em regime de internamento no Centro Materno Infantil do Norte Albino Aroso.
O programa de educação e mediação destinado aos utentes do Hospital Magalhães Lemos, a realizar entre 12 fevereiro e 2 abril, prevê um ciclo de quatro visitas exploratórias dos utentes do HML ao MNSR, seguido da realização de quatro oficinas de cerâmica, a dinamizar na referida unidade de saúde.
As oficinas terão como tema central um conjunto de obras selecionadas da exposição de longa duração do Museu, sendo desenvolvidas em estreita articulação entre as equipas educativa e terapêutica de ambas as entidades. Pretende-se, pelo envolvimento ativo – físico, emocional e intelectual -, criar espaços de evasão das vivências do quotidiano hospitalar e do estado patológico, através da arte e da educação pela arte, para promover a saúde e o bem-estar dos utentes.
Distinguido com o Prémio Parceria 2024, pela Associação Portuguesa de Museologia, o Programa Arte e Saúde tem como destinatários a comunidade de utentes, acompanhantes, cuidadores e profissionais de saúde de uma das entidades mais populosas do território ‘vizinho’ do MNSR: o Centro Hospitalar Universitário do Porto, composto pelo Hospital Santo António; Centro Materno Infantil do Norte Albino Aroso; Centro de Genética Médica Jacinto de Magalhães, Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório e Hospital Magalhães Lemos.
O Museu Nacional Soares dos Reis tem vindo a realizar várias ações enquadradas neste eixo programático Arte e Saúde, prosseguindo com oferta cultural orientada à minimização do impacto da doença mental, aumentando a autoconfiança e bem-estar, possibilitando a construção de um ambiente seguro, aliviando o sofrimento e diminuindo a angústia das pessoas que neles participam.