No âmbito do Programa Arte e Saúde, o Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) está a desenvolver um conjunto de oficinas de cerâmica criativa destinadas aos utentes do Hospital Magalhães Lemos.
O resultado final dos trabalhos produzidos nestas oficinas de cerâmica será apresentado numa exposição coletiva.
A iniciativa decorre ao abrigo do Programa Arte e Saúde, desenvolvido pelo MNSR em parceria com a Unidade Local de Saúde de Santo António, onde se integra o Hospital Magalhães Lemos.
Após um ciclo de quatro visitas exploratórias realizadas ao Museu, o grupo de utentes está agora a participar nas oficinas de cerâmica, trabalhando criativamente em torno de obras selecionadas do acervo do MNSR.
As oficinas são desenvolvidas em estreita articulação entre as equipas educativa e terapêutica de ambas as entidades. Pretende-se, pelo envolvimento ativo – físico, emocional e intelectual -, criar espaços de evasão das vivências do quotidiano hospitalar e do estado patológico, através da arte e da educação pela arte, para promover a saúde e o bem-estar dos utentes.
O resultado final dos trabalhos produzidos nestas oficinas de cerâmica será apresentado numa exposição coletiva, a realizar no Museu Nacional Soares dos Reis, com abertura prevista para o próximo mês de outubro, aquando da celebração do Dia Mundial da Saúde Mental (assinalado a 10 de outubro). A mostra tem como objetivo promover a divulgação pública do processo criativo e das obras finais realizadas neste contexto, bem como a valorização dos seus criadores.
Distinguido com o Prémio Parceria 2024, pela Associação Portuguesa de Museologia, o Programa Arte e Saúde tem como destinatários a comunidade de utentes, acompanhantes, cuidadores e profissionais de saúde de uma das entidades mais populosas do território ‘vizinho’ do MNSR: o Centro Hospitalar Universitário do Porto, composto pelo Hospital Santo António; Centro Materno Infantil do Norte Albino Aroso; Centro de Genética Médica Jacinto de Magalhães, Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório e Hospital Magalhães Lemos.