De 15 a 17 novembro, o Museu Nacional Soares dos Reis estará representado na AR-PA TURISMO cultural, feira do Património, da Cultura e do Turismo Cultural, que se realiza em Valladolid – Espanha, como uma evolução da Feira AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural.
AR-PA TURISMO cultural 2024 é um evento promovido pelo Conselho de Cultura, Turismo e Desporto da Junta de Castela e Leão, com o objetivo de juntar os intervenientes do setor do património cultural (material ou imaterial) de forma transversal e, simultaneamente, gerar cruzamentos entre as áreas fundamentais da Cultura e do Turismo.
A exemplo do que tem sucedido na última década, a Spira é a parceira portuguesa da Junta de Castela e Leão na organização deste certame, o qual contará com alguns representantes portugueses de caráter público, cuja atividade se interrelaciona com as entidades congéneres espanholas nas chamadas “Ilhas Temáticas” do evento.
A participação portuguesa estará assente em três grandes eixos temáticos (Gestão de Património, Cultura e Língua), contando com a presença do Museu Nacional Soares dos Reis que assegurará a representação da área da Cultura (Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E).
Na Gestão de Património, Portugal estará representado pelo Projeto Três Minas (Vila Pouca de Aguiar) e Fundação Côa Parque (Ministério da Cultura), enquanto a Comissão para as Comemorações dos 500 Anos do Nascimento de Camões representará a Língua Portuguesa.