De 16 a 18 maio, o Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) promove um programa de atividades diversas para assinalar a Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus, celebrado em todo o mundo com o objetivo de sensibilizar para o papel dos Museus na aproximação de culturas.
Este ano, com o tema “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Mudança”, o DIM pretende destacar a forma como os museus podem salvaguardar o património intangível, aproveitar a energia da juventude e adaptar-se às novas fronteiras tecnológicas.
Em diferentes ritmos e formas – correspondentes à variedade de tipologias, coleções e preocupações – os museus estão a ajustar-se, a evoluir e a inovar, reforçando o seu papel como pilares da sociedade e catalisadores de conexão, mudança e crescimento.
Entre conversas, visitas, oficinas e sessões comentadas, do programa proposto pelo Museu Nacional Soares dos Reis destaca-se o Encontro Comunicar a Investigação no Museu (dia 16 maio, pelas 16h00), no qual será divulgada a investigação recentemente realizada no MNSR e que resulta da cooperação com instituições de ensino superior ou da inserção de investigadores em programas de âmbito nacional. O encontro será um momento de comunicação pública de processos e de resultados alcançados por estudantes, investigadores e estagiários, que fizeram do Museu Nacional Soares dos Reis o foco da sua prática científica nos dois últimos anos letivos.
Criada em 2005 pelo Ministério da Cultura de França, na Noite Europeia dos Museus são organizadas múltiplas atividades que convidam os visitantes a usufruírem de uma experiência cultural diferente, em período noturno. No Museu Nacional Soares dos Reis, a abertura extraordinária ao público até às 23 horas possibilitará a realização da visita orientada Crepúsculo (20h00), em torno de algumas obras em exposição e de outras tiradas da reserva especialmente para este momento; e o Concerto Harmonia das Artes, pelo Grupo Solista da Academia A Pauta (21h30).
No domingo, 18 maio, Dia Internacional dos Museus, o Museu Nacional Soares dos Reis está aberto das 10h00 às 20h00, com acesso gratuito. Do programa proposto para este dia, destaca-se o conjunto de três visitas orientadas realizadas em parceria com outras unidades museológicas da cidade do Porto. Tendo como ponto de partida o MNSR e as suas coleções, os participantes serão conduzidos até ao Museu do Romântico, ao Museu da Faculdade de Farmácia e à Casa Marta Ortigão Sampaio.