Loading...

Exposição ‘Relíquias & Reservas: a sedução das coleções’

17 de Março, 2025

Cerca de três dezenas de peças do acervo do Museu Nacional Soares dos Reis e da Casa-Museu Fernando de Castro, que integram as reservas expositivas, foram cedidas para a Exposição Relíquias & Reservas: a sedução das coleções [Arte e Academia], a inaugurar no próximo dia 19 março, no Centro de Cultura Politécnico do Porto.

 

Com curadoria de Maria de Fátima Lambert, docente da ESE / Politécnico do Porto, para esta exposição “selecionaram-se obras que respondem a dois eixos principais: o tempo (nas suas distintas aceções), o feminino/mulheres na arte e na academia”.

Ocupando as três salas do Centro de Cultura Politécnico do Porto, “os conteúdos museológicos apresentados mostram a diversidade e a qualidade que carateriza a comunidade P.Porto, dialogando no entrecruzamento a outras instituições, pessoas, a múltiplos saberes e concretizações”, destaca a curadora, acrescentando que “quando a academia se associa às unidades museológicas e culturais, o cenário expande-se e vê-se o não visto, desvelam-se mistérios ‘reservados’, emergem ‘relíquias’. […] elementos inesperados dialogam entre si e connosco, contribuindo para dinamismos felizes que incentivam a projetos e realizações conjuntas”.

 

Entre as peças cedidas pelo Museu Nacional Soares dos Reis – de coleções tão diversas como Pintura, Escultura, Lapidária, Têxteis, Ourivesaria, Fotografia e Objetos Decorativos – encontram-se, a título de exemplo, uma mala de viagem de Aurélia de Souza; um relógio de mesa com as figuras de Eros e Psyche, do século XIX; vários relógios de bolso em ouro, com diamantes engastados em prata; uma escultura Virgem do Leite, em pedra d’Ançã, do século XV, e um Menino Jesus Salvador do Mundo, em madeira policromada, datado do século XVIII.

 

A peça mais invulgar é o estojo em couro, veludo e cetim, com cabelo de D. Inês de Castro (na imagem), proveniente do Acervo Museu da Cidade | Coleção antigo Museu Municipal do Porto, em depósito no Museu Nacional Soares dos Reis.

 

A Exposição Relíquias & Reservas: a sedução das coleções [Arte e Academia], estará patente, até 7 maio 2025, no Centro de Cultura Politécnico do Porto.

×