A escultura L’ Echo (1915), obra do acervo do Museu Nacional Soares dos Reis, está a partir de hoje na Casa da Música, coincidindo com a abertura da temporada de programação para 2025, ano de celebração do 20º Aniversário da Casa da Música.
A iniciativa decorre no âmbito do projeto Outros Lugares, visando reforçar as relações de colaboração que o Museu Nacional Soares dos Reis tem vindo a cimentar com instituições culturais da cidade do Porto. Em 2025, o MNSR dá continuidade à parceria já estabelecida com a Casa da Música, apresentando peças selecionadas do seu acervo relacionadas com a música.
L’ Echo é uma escultura em gesso, datada de 1915, de autoria de Maria Ribeiro (Porto 1891-1989), doada pela própria ao Museu Nacional Soares dos Reis. Maria da Glória Ribeiro da Cruz pode considerar-se entre as primeiras alunas de Escultura com formação na Escola de Belas Artes do Porto. Fez estudos complementares em Paris, onde expôs no Salon de 1914.
A designação que atribuiu a este modelo de L’Echo, datado já numa fase de regresso ao Porto, parece revelar uma certa permeabilidade dos artistas portugueses a temas caros à arte francesa. Por sua vez, o tratamento do modelo nu mostra a persistência do estudo da figura humana no ensino de Escultura, que se estende muito para além dos primórdios do século XX.