Organizado pelo Automóvel Club de Portugal, o Clássicos com Companhia vai decorrer no próximo dia 21 julho, no Velódromo Rainha D. Amélia, do Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), dando início à parceria entre ambas as entidades, para que o MNSR seja palco destes encontros.
Na edição inaugural desta parceria, o Automóvel Club de Portugal promove, igualmente, o Encontro dos Franceses do Norte, para que todos se juntem e comemorem a indústria automóvel francesa, mostrando a elegância dos seus modelos.
Todos os interessados em participar só terão de comparecer com o seu carro clássico e juntar-se ao grupo para animadas conversas sobre um tema que a todos agrada. As histórias, os gostos e as experiências neste inesgotável mundo dos clássicos vão estar em cima da mesa, sempre na companhia de um café.
O encontro Clássicos com Companhia passará, assim, a realizar-se no 3º domingo de cada mês, no Velódromo do Museu Nacional de Soares dos Reis do Porto, com a entrada a fazer-se pela Rua de Adolfo Casal Monteiro.
Os veículos históricos fazem parte do património cultural imaterial, simbolizando a evolução histórica da mobilidade da sociedade portuguesa, sendo um fator representativo da liberdade de circulação conferido a todos os cidadãos. A realização de atividades do ACP no Velódromo Rainha D. Amélia constituirá, assim, uma forma de valorização, dinamização e atração de novos visitantes ao MNSR.
Em 1894, quando a bicicleta se transformava num fenómeno social urbano, D. Carlos – sócio honorário do Automóvel Club de Portugal – autorizou o Real Velo Clube a construir nos quintais do seu Paço, hoje Museu Nacional Soares dos Reis, uma pista para velocipedistas.
Inaugurado nesse mesmo ano, a 29 junho, o Velódromo, de que ainda restam significativos vestígios, veio responder ao crescente entusiasmo que a elite do Porto dos finais do século XIX sentia pela bicicleta. A designação do velódromo resulta do nome da esposa do rei D. Carlos I: a rainha Dona Amélia.
Créditos Fotográficos: ACP