O Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, António Ponte, apresenta hoje a comunicação “Uma exposição de longa duração como curadoria global do Museu Nacional Soares dos Reis”, no 6.° Encontro da Rede de Museus do Médio Tejo, organizado em parceria com o Município do Torres Novas, sob o tema “A investigação em museus”.
Assumindo a pertinência da temática que foi igualmente eleita como o mote para do Dia Internacional dos Museus em 2024, a organização da iniciativa pretende dar mais um passo para a consolidação do seu trabalho e para a afirmação da atividade do setor nas diferentes áreas e contextos culturais, sociais, económicos e ambientais, da região e do próprio território nacional.
Com um programa que pretende dar a conhecer equipamentos e projetos de referência nacional, Torres Novas será palco da reunião de alguns especialistas nacionais na área da museologia e de momentos que permitirão refletir e discutir sobre outras importantes e emergentes áreas de atuação.
A Rede de Museus do Médio Tejo foi constituída em 2018, resultado de um protocolo entre a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e o Instituto Politécnico de Tomar.
Trata-se de uma estrutura informal composta por museus e núcleos museológicos integrados na Rede Portuguesa de Museus, outros museus municipais, entidades museológicas do Estado Português e privadas que, entre outras iniciativas, tem realizado um Encontro anual.