Até 5 de maio, está a decorrer o período de pré-inscrição para o programa Afinidades 2025, cuja temática é a Cerâmica Contemporânea.
O programa Afinidades pretende reunir formas distintas de expressão artística, de diferentes épocas, expondo-as à interpretação no universo da cerâmica contemporânea.
A exposição parte com uma obra de inspiração, selecionada de entre o acervo do Museu, que carrega consigo uma história única e elementos visuais cativantes. Esta obra torna-se a fonte de inspiração central para os artistas, que são convidados a participar através da criação de peças únicas e originais a partir desse mote.
Pretende-se, assim, atrair uma diversidade de estilos e técnicas, resultando numa coleção eclética de objetos artísticos em cerâmica, que refletem a riqueza da interpretação artística, sediada no quarteirão Bombarda.
O resultado destas participações será apresentado em julho, numa exposição temporária que demonstrará as “afinidades” entre as obras selecionadas no Museu e as novas criações dos diversos artistas.
Para esta edição foi selecionada uma obra da autoria do artista Pieter Claesz – Natureza Morta (1645) – patente no Museu Nacional Soares dos Reis (ver imagem), e que servirá de ponto de partida e inspiração para a criação de novas peças de cerâmica contemporânea.
Podem candidatar-se ceramistas ou artistas de uma outra área de expressão, de qualquer nacionalidade, desde que produzam, exponham ou estejam representados em lojas, galerias ou ateliers do Quarteirão Bombarda.
O programa Afinidades é uma iniciativa desenvolvida pelo Museu Nacional Soares dos Reis em parceria com a Associação Quarteirão Criativo, contando com mecenato do Super Bock Group e apoio do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do MNSR.
Mais informações disponíveis AQUI
Regulamento do Afinidades 2025 disponível AQUI