Loading...

Catálogo da Exposição ‘CAC – 50 anos’ já disponível

15 de Novembro, 2024

O catálogo da Exposição ‘Centro de Arte Contemporânea – 50 anos: A Democratização Vivida’ está, a partir de hoje, disponível para venda na loja do Museu Nacional Soares dos Reis.

 

Com base num trabalho meticuloso de levantamento documental realizado por Inês Silvestre, o catálogo, com conceção gráfica de Márcia Morais, conta ainda com dois artigos do curador da exposição, Miguel von Hafe Pérez, e três ensaios da autoria de Leonor Oliveira, Sofia Ponte e Adelaide Duarte.

 

A mostra revisita a história dos acontecimentos que, em 1974, conduziram à criação do Centro de Arte Contemporânea, recriando alguns dos seus momentos expositivos e trazendo à luz muitos documentos gráficos pouco conhecidos.

Nascido de uma reclamação da cidade, o CAC – Centro de Arte Contemporânea instala-se, cerca de dois anos depois, justamente no Museu Nacional Soares dos Reis, graças aos contributos de Fernando Pernes, Etheline Rosas e Mário Teixeira da Silva.

 

De 1976 a 1980, o Centro de Arte Contemporânea promoveu cerca de 100 exposições e várias atividades culturais. Alberto Carneiro, Ângelo de Sousa, Álvaro Lapa, Júlio Pomar, Emília Nadal, Eduardo Nery, entre tantos outros, mostram as suas obras de forma antológica pela primeira vez no Porto.

 

Um intenso dinamismo de programação só possível graças ao estabelecimento de parcerias com embaixadas, institutos culturais estrangeiros e instituições, que permitiram a apresentação de importantes exposições de arte contemporânea em itinerância nacional e internacional no Porto.

 

Integrando o programa oficial das Comemorações dos 50 Anos do 25 de abril, a mostra ‘Centro de Arte Contemporânea – 50 anos: A Democratização Vivida’ ficará patente no Museu Nacional Soares dos Reis até 29 dezembro 2024, contando com mecenato do BPI e Fundação “la Caixa”, e apoio institucional do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do MNSR.

×