Público
Jovens e adultos
Duração
50 minutos
Inscrições
Formulário online (até 48 horas de antecedência)
Visita Incógnita
4 maio, domingo, 11h00
O Museu Nacional Soares dos Reis promove mensalmente uma visita orientada incógnita para o seu público. Esta visita, cujo tema será sempre desconhecido até ao dia e hora da sua realização, pretende explorar com os participantes outras narrativas presentes nas obras das suas coleções.
Público-alvo Público geral (a partir dos 12 anos)
Entrada Gratuita
Visita Orientada Um percurso, 10 tesouros
9 maio, sexta-feira, 11h00
Esta visita é um convite a descobrir o MNSR e os seus tesouros nacionais em obras selecionadas da pintura, escultura e ourivesaria. Objeto de criação de vários autores, nacionais e estrangeiros, que refletem encontros e confluências nas suas criações.
Público-alvo Público Geral (a partir dos 12 anos)
Entrada Aplicam-se as regras da bilhética geral
Visita Orientada O Liberalismo e o Museu
16 maio, sexta-feira, 11h00
À sombra do Liberalismo, a criação do Museu, em 1833, materializa a passagem de obras de um contexto religioso e privado para a esfera pública. Da confluência entre o património recolhido, o gosto do colecionismo e a criação artística de sucessivas épocas, selecionamos peças que marcam a identidade do Museu.
Público-alvo Público geral (a partir dos 12 anos)
Entrada Aplicam-se as regras da bilhética geral
Visita Orientada A relação de aparato e poder dos salões no século XVIII
20 maio, terça-feira, 15h00
Uma pintura recentemente adquirida pelo Museu, os espaços interiores do palácio e alguns objetos artísticos, descodificam os movimentos artísticos e os paradigmas do interiorismo setecentista. Vamos descobrir como eram formados e o que revelavam estes interiores.
Público-alvo Público geral (a partir dos 12 anos)
Entrada Aplicam-se as regras da bilhética geral
Visita Orientada Um ver mais demorado
30 maio, sexta-feira, 15h00
Em cada visita focamos um elemento plástico em particular e, através da observação de obras diversas, apreciarmos o uso original que cada artista lhe dá. Das linhas de força de uma composição à natureza da linha, formas, luz, espaço, planos, escala… comentamos a confluência entre a análise plástica e a análise sensorial das obras. Formamos uma pequena comunidade interpretativa desejosa de experiências significantes.
Público-alvo Público geral (a partir dos 6 anos)
Entrada Aplicam-se as regras da bilhética geral