Loading...

Dia Internacional dos Museus 2025

2024-05-18
2025-05-16

Noite Europeia dos Museus (NEM) e Dia Internacional dos Museus (DIM) 2025
O futuro dos Museus em comunidades em rápida mudança

 

Gratuitidade de entrada e de participação nas atividades (NEM e DIM)

 

Abertura noturna | Noite Europeia dos Museus – Dia 17 maio, das 19h30 às 23h00

Prolongamento do horário de abertura | Dia Internacional dos Museus – Dia 18 maio, das 10h00 às 20h00

 

INSCRIÇÕES AQUI

PROGRAMA

Encontro ‘Comunicar a investigação no Museu’
16 maio, sexta-feira, 16h00

Este encontro procura dar relevância à investigação realizada no Museu Nacional Soares dos Reis durante o ano transato, resultante da cooperação com instituições de ensino superior e da realização de trabalhos académicos no contexto do MNSR.

O Museu pretende, deste modo, celebrar os contributos de jovens e jovens adultos na produção de novo conhecimento a partir das suas coleções e seus contextos nas diversas áreas funcionais. O encontro será um momento de comunicação pública de processos e de resultados alcançados por estudantes, investigadores e estagiários, que fizeram do MNSR o foco da sua prática científica.

Público-alvo Geral | Entrada Gratuita | Inscrições AQUI
 

Visita Orientada à peça Insculturas do Monte Eiró
17 maio, sábado, 15h30

O Museu Nacional Soares do Reis (MNSR), em parceria com os Museus da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (MuseusFMUP), promove uma visita à peça “Insculturas do Monte Eiró”/”Pedra com insculturas”, descrita pela primeira vez em 1924 por Pedro Vitorino, médico, antigo estudante da Escola Médico-Cirúrgica do Porto (ancestral da FMUP) e, mais tarde, Conservador e Vice-diretor do Museu Municipal do Porto. Esta atividade celebrará, assim, o cruzamento de tempos e pessoas entre as duas instituições.

A visita pretende explorar o património arqueológico do MNSR e a sua relação com a medicina através da interpretação do baixo-relevo presente neste monólito em granito, datado do período calcolítico, proveniente do Marco de Canaveses e transportado de barco até ao Porto, em 1910, pelo rio Douro. Visita orientada por Catarina Janeiro e José Paulo Andrade, dos Museus FMUP.

Público-alvo Geral | Entrada Gratuita | Inscrições AQUI
 

Visita Orientada Crepúsculo
17 maio, sábado, 20h00

Representar o crepúsculo, o amanhecer, a noite, enfim, a ausência da luz, foi sempre um desafio para os pintores. Como tornar visível o que pela sua natureza nos impede de ver?

O crepúsculo é também inevitavelmente evocação do começo ou do final de ciclo (do dia, da vida…). Com a aproximação da noite afastamo-nos do burburinho do dia-a-dia, recolhemo-nos, confrontamo-nos com a solidão e com o sonho… ou com o pesadelo e, por isso, tantas vezes a sua representação se predispõe a ressonâncias reflexivas, melancólicas ou mesmo trágicas.

Na Noite dos Museus propomos uma conversa “no crepúsculo” em torno de algumas obras em exposição e de outras tiradas da reserva especialmente para este momento.

Público-alvo Geral | Entrada Gratuita | Inscrições AQUI

 

Concerto Harmonia das Artes
17 maio, sábado, 21h30

Concerto realizado pelo Grupo Solista da Academia A Pauta. Este ensemble, acabado de chegar de uma tournée em Barcelona, apresenta um repertório envolvente que combina peças clássicas e arranjos contemporâneos, destacando a expressividade e a técnica apurada dos seus intérpretes.

Esta performance celebra a música como linguagem universal, em diálogo com a riqueza cultural do Museu, proporcionando uma experiência memorável para todas as idades. Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.

Público-alvo Geral | Entrada Gratuita | Inscrições AQUI

 

Oficina Aurélia de Souza: Construindo um Autorretrato
18 maio, domingo, das 10h30 às 12h30 

Inspirados no icónico Autorretrato de Aurélia de Souza, os participantes exploram a expressão artística através do recorte e pintura em cartão. O processo envolve a análise da obra original, a desconstrução da imagem em peças recortadas e a posterior recomposição e pintura, permitindo uma interpretação pessoal e criativa da figura. Este exercício pretende incentivar a apreciação da arte, promover o desenvolvimento da destreza manual e estimular a criatividade e a capacidade de expressão artística.

Público-alvo Famílias (com crianças a partir dos 7 anos) | Entrada Gratuita | Inscrições AQUI

 

Encontro Clássicos com Companhia – Clássicos vermelhos e Motos
18 maio, domingo, das 10h00 às 13h00

O Clássicos com Companhia pretende juntar os sócios do ACP do Grande Porto, sempre no terceiro domingo de cada mês. Um café entre amigos e conversas à volta dos clássicos é o que se pretende proporcionar aos sócios entusiastas de automóveis de outros tempos. Em maio, o tema do encontro são os clássicos vermelhos e motos.

 

Visita Orientada O lúdico no Romantismo
18 maio, domingo, das 14h00 às 15h30

Partindo das obras ‘Cena de Aldeia’, de Leonel Marques, e ‘Procissão’, de August Roquemont, saímos da Sala da Música do Museu Nacional Soares do Reis em direção ao Museu do Romântico, detendo-nos sobre a essência e o significado de jogo como fator da vida cultural e evidenciando a sua presença na transição no Porto de Oitocentos.

Parceria: Museu Nacional Soares dos Reis e Museu do Romântico

Público-alvo Geral | Entrada Gratuita | Inscrições AQUI

 

Visita Orientada Remédio: da pintura à máquina
18 maio, domingo, das 14h45 às 15h50

Uma visita que explora a ligação entre a arte e a indústria e a relação entre a expressão artística e o progresso tecnológico. Através da obra “O Remédio” de José Malhoa, e de uma máquina de produção de comprimidos do início do século XX, vamos descobrir como a medicina e a sociedade se transformaram ao longo do tempo e o impacto da arte e da ciência no quotidiano e na saúde.

Parceria: Museu Nacional Soares dos Reis e Museu da Faculdade de Farmácia

Público-alvo Geral | Entrada Gratuita | Inscrições AQUI

 

Visita Orientada Pintura Naturalista Portuguesa
18 maio, domingo, das 16h00 às 17h30

Uma viagem entre a representação da paisagem na coleção de pintura naturalista do Museu Nacional Soares dos Reis, por artistas como Silva Porto, Henrique Pousão, Aurélia de Souza e Sofia de Souza, e as memórias das tradições e dos costumes portugueses na Casa Marta Ortigão Sampaio.

Parceria: Museu Nacional Soares dos Reis e Casa Marta Ortigão Sampaio

Público-alvo Geral | Entrada Gratuita | Inscrições AQUI
 

Oficina Desenhar as esculturas de Soares dos Reis
18 maio, domingo, das 15h00 às 17h00

Nesta oficina, dinamizada por Joana Padilha, vamos explorar esculturas através do desenho, tendo como inspiração as esculturas do patrono do Museu Soares dos Reis. Partindo da obra ‘O Desterrado’, os participantes terão a oportunidade de observar, analisar e desenhar. Abordaremos técnicas de desenho como enquadramento, proporção, contorno, forma, sombra e luz, enquanto nos inspiramos nas formas e texturas das obras escultóricas.

Público-alvo Geral (a partir dos 6 anos) | Entrada Gratuita | Inscrições AQUI

×