Loading...

Visitas | Junho

2026-06-30
2026-06-01

Público
Jovens e adultos

Duração
50 minutos

Inscrições
Formulário online (até 48 horas de antecedência)

Ecos de um restauro
5 junho, sexta-feira, 15h00
Através da intervenção de conservação e restauro, a escultura “L’Echo” viu-se renovada e exposta na instalação sonora ECO () LAPSO. Posteriormente seguiu viagem para a Casa da Música, onde esteve patente, em pendant com atividades paralelas desta instituição. De entre as questões levantadas antes da intervenção, incluem-se a fragilidade do gesso, as suas dimensões consideráveis, a limpeza da superfície e a consolidação de partes destacadas. “L’Echo” serve de mote para uma visita que pretende partilhar com o público os desafios que os diferentes objetos escultóricos trazem ao laboratório de conservação e restauro.
Público-alvo Público geral | Entrada Bilhete Geral | Visita Orientada por Filipe Fernandes e Salomé Carvalho

 

Visita Incógnita
7 junho, domingo, 11h00
O Museu Nacional Soares dos Reis promove mensalmente uma visita orientada incógnita para o seu público. Esta visita, cujo tema será sempre desconhecido até ao dia e hora da sua realização, pretende explorar com os participantes outras narrativas presentes nas obras das suas coleções.
Público-alvo Público geral | Entrada Gratuita | Visita Orientada por Liliana Aguiar

 

A Luz Dourada de Silva Porto
12 junho, sexta-feira, 15h00
Sob o tema “A Luz Dourada”, esta visita propõe um percurso pelas obras de Silva Porto, um dos grandes mestres do Naturalismo português, centrado na forma como o artista captou a luz singular da paisagem, em especial da paisagem portuguesa.
Mais do que observar aquilo que Silva Porto pintou, a visita convida a descobrir como o pintor construiu a atmosfera das suas obras. Ao longo do percurso, seguiremos os tons dourados que atravessam a sua pintura, percebendo como esta cor ultrapassa a dimensão do simples pigmento para se tornar expressão da luz, do tempo e da natureza.
Da chamada “hora de ouro” aos amarelos quentes, ocres e dourados das searas maduras, das folhas de outono e das paisagens banhadas por uma luminosidade suave, exploraremos a forma como Silva Porto materializou, em diferentes estações do ano, a abundância, a passagem do tempo e o ciclo permanente da natureza.
Público-alvo Público geral | Entrada Bilhete geral | Visita Orientada por Liliana Aguiar

 

Arte e Palavra no MNSR
19 junho, sexta-feira, 15h00
Nesta visita, o Museu Nacional Soares dos Reis transforma-se num palco onde a arte portuguesa dialoga com as grandes narrativas da humanidade: dos versos austeros do Eclesiastes à crítica social e às paixões humanas na literatura, passando pelas tempestades do Romantismo até ao impulso incendiário do Manifesto Futurista.
Ao longo do percurso, cruzaremos pintura e escultura do MNSR com textos literários e filosóficos, revelando como cada obra reflete conflitos que atravessam séculos e civilizações: o desejo, a fome de absoluto, a queda e a redenção, o sonho de futuro e a nostalgia do passado.
Este encontro entre imagem e palavra quer sentir a arte, não apenas como representação, mas como expressão viva da experiência humana.
Público-alvo Público geral | Entrada Bilhete geral | Visita Orientada por Pedro Malaquias

 

Fernando de Castro: caricaturista do riso e poeta do desalento
28 junho, domingo, 11h00
Fernando de Castro descobriu, por um lado, o prazer de desenhar através das caricaturas e do humor e, por outro lado, tanto quanto sabemos, a ligação à escrita após a morte do sobrinho. Esta visita propõe abrir um diálogo entre o lado humorístico e o lado mais religioso, romântico e, por vezes, até desalentado, do colecionador portuense.
Público-alvo Público geral | Entrada Bilhete geral | Visita Orientada por Ana Mântua e Maria Reis