Loading...

MNSR exibe documentário sobre bailarino Benvindo Fonseca

7 de Abril, 2025

O Museu Nacional Soares dos Reis apresenta o documentário “Benvindo… a Vida”, de Pedro Pirim e Felipe Cantieri, dia 11 de abril, às 19h00. O documentário, projeto da VOZ Futura, retrata a trajetória de Benvindo Fonseca, considerado um dos mais destacados bailarinos e coreógrafos portugueses.

 

Entrada livre, sujeita à lotação do Auditório do MNSR.

 

O futebol ensinou a Danilo Luiz, defesa do Flamengo e antigo jogador do Manchester City, Real Madrid, Juventus e FC Porto, que o sucesso só vem com esforço, resiliência e paixão. O jogador internacional brasileiro leva essa mentalidade para além dos relvados com o seu projeto VOZ Futura, plataforma de impacto social, que apresenta agora o documentário “Benvindo… a Vida”.

O filme acompanha a trajetória de Benvindo Fonseca, um dos nomes maiores da dança em Portugal, que superou adversidades para transformar a sua vida através da arte. Nascido em Moçambique, Benvindo construiu uma carreira brilhante e foi o primeiro homem negro a tornar-se Primeiro Bailarino do Ballet Gulbenkian, antes de sofrer uma grave lesão e de lutar contra a adição às drogas, para depois se reerguer.

 

A história de Benvindo reflete a de Danilo: dois homens e atletas que, apesar das dificuldades, trabalharam incansavelmente para conquistar o seu espaço e tornar-se referências nos palcos da vida. Ambos mostraram que, independentemente do caminho escolhido, a dedicação e a superação são fundamentais para vencer.

 

O documentário “Benvindo… a Vida” sublinha a dança e a arte como instrumentos poderosos de transformação e renascimento, lembrando-nos de que a arte tem a capacidade de salvar e alimentar a alma. Este documentário é uma homenagem à força criativa e ao seu impacto inspirador na vida e na sociedade.

 

Benvindo Fonseca
Nascido em 1964 em Moçambique, Benvindo Fonseca é um renomado bailarino e coreógrafo. Após estudar no Conservatório Nacional de Lisboa, tornou-se primeiro bailarino do Ballet Gulbenkian. Estudou no Conservatório Nacional de Lisboa e na Escola da Fundação Gulbenkian, e continuou a sua formação em Nova Iorque, Londres e Paris.

 

Solista na Companhia de Dança de Lisboa e no Ballet Gulbenkian – onde foi bailarino principal –, trabalhou com grandes nomes como Mats Ek, Jiří Kylián, Hans Van Manen, Ohad Naharin, Itzik Galili, Vasco Wellenkamp, Olga Roriz, Paul Taylor, Christopher Bruce e Nacho Duato, entre outros. Cofundou e foi Diretor Artístico / Coreógrafo do Ballet Contemporâneo de Lisboa.

 

Enquanto coreógrafo, criou peças para o Teatro Nacional D. Maria II, Teatro O Bando, Teatro Experimental do Porto, Ballet Gulbenkian, Companhia de Bailado Contemporâneo, Companhias de Dança de Almada e Évora, Conservatório Nacional, Escola Superior de Dança, Academia de Bailado Clássico Pirmin Treku, Stadttheater Hildesheim (Alemanha), Ópera de Berlim e Compañía Úrsula López (Espanha).

×