Loading...

Visitas | Janeiro

2026-01-31
2026-01-01

Público
Jovens e adultos

Duração
50 minutos

Inscrições
Formulário online (até 48 horas de antecedência)

Visita Portugueses pelo Mundo – Artistas portugueses em Roma
9 janeiro, sexta-feira, 15h00

Roma foi o coração do ensino artístico europeu desde o século XVI até cerca de 1830. Verdadeira cidade-arquivo onde a Antiguidade, o Renascimento e o ideal académico se tornavam experiência viva, a ela acorreram e nela se cruzaram artistas de todo o Mundo. Graças a esse cosmopolitismo, a “espinha dorsal” do ensino na Accademia di San Luca, o desenho, a anatomia e a pintura de história, viu-se replicada por todas as academias europeias. Foram muitos os artistas portugueses que aprenderam em Roma e muitos também os que, apaixonados pela cidade, lá se instalaram longamente. Venha conhecer alguns deles.
Público-alvo Geral (adultos)
Entrada Bilhete Geral

 

Visita à Exposição Ver sem Pressa o que não me pertence
13 janeiro, terça-feira, 15h00 

Nome de referência no panorama da fotografia portuguesa, Céu Guarda apresenta uma exposição assente em múltiplas dimensões de diálogo: o que se estabelece com as peças do Museu, das quais isola e fixa os planos captados pelo seu olhar; o que estabelece com os autores do Museu, na coincidência da prática do desenho académico e na atualização do meio pelo qual a exprime, a fotografia.
Público-alvo Geral
Entrada Bilhete Geral

 

Visita Fernando de Castro: um colecionador com sentido de humor
16 janeiro, sexta-feira, 15h00

Pelo menos desde 1911, Fernando de Castro descobriu o prazer de desenhar e pintar evidenciando os traços caricaturais dos seus retratados. O resultado apresentado nesta exposição provém de um campo de investigação inovador, uma vez que nunca se estudou esta faceta caricatural do colecionador (as caricaturas que produz e as que coleciona), e aborda a faceta mais humorística ou sarcástica da personalidade deste colecionador.
Público-alvo Geral
Entrada Bilhete Geral

 

Visita Portugueses pelo Mundo – Artistas portugueses em Paris
23 janeiro, sexta-feira, 15h00

Pelos anos 30 e 40 do século XIX, Paris começou a tornar-se o coração pulsante da vida artística europeia, substituindo Roma como ponto de encontro de artistas de toda a Europa. Ao contrário de Roma, onde o mecenato da Igreja e da corte continuava a ser predominante, Paris desenvolveu um mercado de arte público dinâmico. Os Salons, abertos a todos os artistas após a Revolução Francesa, atraíam centenas de milhares de visitantes, gerando oportunidades inigualáveis de reconhecimento e de contacto com colecionadores. A Paris do Barão Haussmann, dos boulevards e dos cafés, era cosmopolita, boémia, livre e criativa, tornando-se o epicentro das vanguardas artísticas europeias. Os nossos artistas viveram-na intensamente. Venha ver como.
Público-alvo Geral
Entrada Bilhete Geral

 

Visita O escultor António Soares dos Reis e alguns dos seus discípulos
30 janeiro, sexta-feira, 11h00

Artista de referência na arte do século 19, António Soares dos Reis marcou outros escultores, nomeadamente aqueles que foram seus alunos na Academia de Belas Artes do Porto, António Teixeira Lopes e Augusto Santo.  Cada um seguiu um caminho muito próprio.  Coincidência ou não, nasceram em Vila Nova de Gaia, tal como os escultores Fernandes de Sá ou Diogo de Macedo. Destes artistas iremos observar algumas obras na exposição de longa duração.
Público-alvo Geral
Entrada Bilhete Geral