Festival Internacional de Poesia do Porto

2024-08-04
2024-07-28

Atividades no âmbito da programação do FIPP – Festival Internacional de Poesia do Porto.

Inscrições a decorrer pelo email se.mnsr@museusemonumentos.pt

Poetry Lab
28 julho, domingo, 10h30 / 11h15 e 11h30 / 12h15

Oficina de escrita criativa para poesia, dinamizada pela professora Idalina Fitas.

Público-alvo Famílias com crianças a partir dos 8 anos
Entrada Gratuito

Poetry Talk ‘Na fuga, no ruir dos Universos’ (Antero de Quental)
28 julho, domingo, 15h00 / 16h30

Nesta conversa propõe-se criar pontes entre temas relevantes de âmbito social, político e cultural, numa partilha de perspetivas sobre a poesia e o seu impacto no mundo. Participam os poetas Tiago Alves Costa, Ismael Ramos e Marta Bernandes.

Público-alvo Crianças, Jovens e Adultos

Poetry Talk
3 agosto, sábado, 15h30

Esta é uma conversa dedicada à nova poesia, com os poetas Marga Tojo (es), Ana Rocha (pt), Miguel Royo (pt) e Fernando António Machado (pt). As Poetry Talk são uma série envolvente e inspiradora de conversas, que pretendem captar a Poesia nas suas diversas dimensões, criando-se assim pontes entre temas relevantes de âmbito social, político e cultural.

Público-alvo Jovens e Adultos

Poetry Lab A Brincar com Poesia – Uma aventura literária em família
4 agosto, domingo, 1ª sessão | 10h30 às 11h15 e 2ª sessão | 11h30 às 12h15

Oficina dinamizada pelo Coletivo Candela, dedicada às famílias, com jogos de tabuleiro e atividades relacionadas com curiosidades sobre a vida e obra de poetas.

Público-alvo Famílias com crianças a partir dos 8 anos

Poetry Walk O tempo da amizade
4 agosto, domingo, 15h30

Proposta de descoberta das ligações entre os artistas da exposição ‘CAC 50 anos: A Democratização Vivida’, através das suas amizades e desencontros. Mergulhamos na atmosfera cultural do Porto da época, onde cafés, espaços associativos e tertúlias clandestinas eram palco de resistência e criação artística. Através de leituras de poemas e textos da época, reavivamos a importância da amizade na luta pela liberdade e na construção de um legado artístico que desafiou a censura e moldou a cultura da cidade. Iniciativa dinamizada por Ana Mântua e Dália Dias.

Público-alvo Jovens e Adultos