Público
Jovens e adultos
Ingresso
Entrada gratuita
Inscrições
Formulário online (até 48 horas de antecedência)
O Museu Nacional Soares dos Reis apresenta, na rubrica A Peça do Mês – A Escolha do Público, uma aplicação para lenço de mão, executada em Renda de Bilros, proveniente do extinto Museu Industrial e Comercial do Porto. As sessões comentadas decorrem nos dias 25 junho (13h30) e 26 junho (18h00). Inscrições a decorrer.
Curiosa peça em renda de bilros, que nos remete para usos e costumes do século XIX, e para os inúmeros retratos femininos, figurando na mão o indispensável lenço. Parece evidente que este tipo de lenço cumpria sobretudo uma função de adorno.
Apesar dos vários estudos publicados acerca das rendas de bilros, mantém-se discutível a sua origem. Presume-se que esta técnica tenha sido trazida do Norte da Europa por marinheiros e comerciantes, que mantinham estreitas ligações com o entreposto comercial da Flandres.
No final do século XVIII, as rendas eram vendidas e apreciadas em todo o País; no século seguinte, mantêm grande projeção, tendo estado presentes na Exposição Universal de Paris, em 1867.