Sábado, 27 janeiro, 11H00
Duração: 1h (aprox.)
Visita orientada por Salomé Carvalho
Mínimo de 5 pessoas e máximo de 20 pessoas
Iniciativa exclusiva para membros do Círculo Dr. José Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis.
O Museu Nacional Soares dos Reis acolhe, no próximo sábado, dia 27 janeiro, pelas 11 horas, uma visita orientada, exclusiva para membros do Círculo Dr. José Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis. Inscrições a decorrer.
A Conservação Preventiva é uma ciência frequentemente invisível, uma vez que se dedica a todas as ações indiretas (nos espaços e ambientes), que permitem minimizar os fatores de degradação dos objetos culturais e artísticos.
Pertence à área-mãe designada por Conservação e representa um papel fundamental no quotidiano dos museus. Nesta sessão, damos corpo ao invisível e abordaremos os dilemas, soluções e estratégias da Conservação Preventiva no Museu Nacional Soares dos Reis.
O conservador-restaurador é um profissional altamente qualificado, que estuda matérias interdisciplinares, desde a química à biologia, passando pela história da arte, arqueologia e museologia. Este profissional tem a seu cargo tarefas de elevada complexidade e responsabilidade e trabalha frequentemente em redes multidisciplinares.
No Museu Nacional Soares dos Reis é desenvolvido um trabalho contínuo nas áreas de conservação e restauro, no contexto da gestão e acompanhamento das diferentes coleções.
A equipa de conservadores e restauradores participa, ainda, em projetos de investigação com o objetivo de contribuir para novos estudos sobre técnicas e procedimentos de conservação e restauro.