Visita Comentada «Tomasz Machciński – um homem com mil caras»

20 de Novembro, 2023

A exposição “Portreto de la Animo” e as atividades paralelas são o foco do programa «Arte & Saúde» em 2023, prosseguindo com oferta cultural orientada à minimização do impacto da doença mental.

Portreto de la Animo pode ser visitada de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.

Inscrições on-line

A programação paralela da Exposição Portreto de la Animo Art Brut Etc. propõe, no dia 6 dezembro, pelas 13h30, uma visita comentada por Miguel Almeida (Serviço Educativo do Centro de Arte Oliva), dedicada a «Tomasz Machciński – um homem com mil caras». Inscrições a decorrer.

Tomasz Machciński foi fotógrafo de si próprio. Retratou-se incontáveis vezes, ou, aplicando um termo atual, tirou selfies encarnando diferentes personagens. Muitas. Como o próprio disse: “suficientes para compor um exército”. Personagens famosas e fictícias – que viveram, vivem ou que ainda estão por nascer.

Nesta sessão vamos ver e conhecer a obra de Machciński onde o corpo transfigurado é um meio de expressão artística.

Nascido em 1942 na Polónia, Tomasz Machciński era um fotógrafo e performer autodidata. Enquanto órfão de guerra, recebeu um cartão autografado da actriz Joan Tompkins, estrela de Hollywood, com as palavras “Com amor para o ‘Tommy’ da ‘mãe’ Joan”, no âmbito de um programa de adoção à distância.

Durante os primeiros vinte anos de sua vida, Machciński estava convencido de que Tompkins era sua mãe. O fim do seu “sonho americano” e a perda dessa suposta identidade influenciaram o seu trabalho artístico.

A sua obra consiste em mais de 22.000 identidades fictícias ou apropriadas, capturadas em autorretratos fotográficos e cinematográficos. Nas suas encenações, o artista encarna despreocupada­mente estrelas de cinema, ícones da cultura pop, figuras históricas, literatura e política e outros personagens excêntricos de diferentes afiliações étnicas, sexuais ou sociais—reinvenções da sua própria identidade.

No seu trabalho, Machciński atua como realizador e ator, maquilhador e figurinista, arquivista, fotógrafo e artista performativo. A sua prática artística está relacionada com a História da Arte Europeia através do jogo com os métodos tradicionais de representação e as suas convenções.

Por outro lado, acompanha a estratégia da fotografia conceptual que usa a autoimagem como veículo para negociar dife­rentes significados, presente também no trabalho de Cindy Sherman ou Luigi Ontani. Tomasz Machciński é uma figura de destaque na fotografia “bruta”.

No ano seguinte à criação, em 2018, da Fundação Tomasz Machciński, os seus filmes foram exibidos na Whitechapel Gallery (Londres); nesse mesmo ano participou no Rencontres de la Photographie (Arles) na exposição PHOTO l BRUT, coleção Bruno Decharme & compagnie.

Em 2020, expõe no American Folk Art Museum em Nova York e, finalmente, uma grande exposição retrospe­tiva dedicada ao artista no Manggha (Cracóvia) em 2021.

Tomasz Machciński faleceu em janeiro de 2022 aos 79 anos.