Visita Comentada «Os desafios da conservação e restauro de Arte Bruta»

24 de Outubro, 2023

No âmbito do programa paralelo da Exposição Portreto de la Animo. Art Brut etc, patente no Museu Nacional Soares dos Reis, decorre no próximo dia 7 novembro, pelas 18 horas, a Visita Comentada « Os desafios da conservação e restauro de Arte Bruta», por Joana Guerreiro e Salomé Carvalho.

A visita faz parte de um ciclo de iniciativas a decorrer com o apoio da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.

Os desafios da conservação e restauro de Arte Bruta
Visita comentada | Joana Guerreiro e Salomé Carvalho
7 de novembro, 18h00
Local: Museu Nacional Soares dos Reis
Entrada livre, sujeita à capacidade da sala e a inscrição prévia, através do email comunicacao@mnsr.dgpc.pt

A conservação e restauro de Art Brut desperta novos desafios. Ser artista sem intenção de o ser define a nota biográfica comum a grande parte dos autores que contribuíram para o nascimento do conceito de Arte Bruta. Quando o conservador analisa e define uma metodologia para a conservação deste espólio, não poderá descurar o contexto social, cultural e biográfico do autor.

A obra é a obra e a sua circunstância – a singularidade e a contingência dos materiais reflete a autoria. O gesto percursor de pensar, criar com o que está à mão; a precaridade material presente nos suportes e superfícies; a memória do simples objeto antes do cunho artístico. A conservação deverá, assim, contribuir para a permanência imaterial respeitando a fragilidade da matéria.

Joana Guerreiro é Conservadora-Restauradora na Divisão Municipal de Arquivo Histórico do Município do Porto. Mestre em História do Império Português pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, licenciada em Arte, Conservação e Restauro pela Escola das Artes, UCP e licenciada em Arqueologia pela Universidade do Minho. Durante dez anos colaborou com o Centro de Conservação e Restauro da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde participou em inúmeros projetos, incluindo intervenções de conservação e restauro de obras da coleção Treger Saint Silvestre, em depósito no Centro de Arte Oliva.

Salomé Carvalho é licenciada e doutorada em Conservação e Restauro pela Universidade Católica do Porto, professora e investigadora na área da Conservação e Restauro há 17 anos. Conservadora-restauradora no Museu Nacional Soares dos Reis há 12 anos, tem formação complementar em diversas áreas da Conservação e Restauro, como escultura, cerâmica e vidro, têxteis, conservação preventiva, História da Arte, gestão de risco, gestão de ciência, gestão de projeto SCRUM e gestão editorial. Foi membro da Direção da ARP (Associação Profissional de Conservadores-restauradores de Portugal) de 2016 a 2020 e faz parte de comités executivos e científicos em encontros e publicações científicas.