‘Uma pintura da foz do rio Douro observada da Torre da Marca’, por Joel Cleto

25 de Março, 2024

Jovens e adultos

Gratuita

Formulário online (até 48 horas de antecedência)

No âmbito do programa paralelo da exposição temporária «A faiança azul de safra da Fábrica de Miragaia», o Museu Nacional Soares dos Reis promove, no próximo dia 27 março, pelas 18 horas, a sessão comentada ‘Uma pintura da foz do rio Douro observada da Torre da Marca’, por Joel Cleto, Arqueólogo, historiador e divulgador do Património.

Observando o óleo sobre tela ‘Paisagem do Rio Douro’ (autor desconhecido), pertencente ao acervo do Museu Nacional Soares dos Reis, é possível relembrar o passado sobre as duas margens do rio Douro em meados do século XIX. Na margem direita, a igreja de Massarelos e mastros de embarcações acostadas a este importante núcleo industrial, com fábricas como a de Louça de Massarelos ou a Fundição de Massarelos.

A importância do Douro para escoamento das produções, chegada de matérias-primas e carvão (fonte energética) explicam a fixação industrial ribeirinha de que Miragaia e Massarelos são exemplo. Na margem esquerda, observa-se a Estação Semafórica da Afurada e a fumarenta Fábrica de Louça de Santo António de Vale da Piedade ou o conjunto industrial das fábricas cerâmicas do Cavaco, Cavaquinho e Monte Cavaco.

A referida pintura é datada sensivelmente de 1845 a 1850 e contemporânea dos últimos anos de laboração da Fábrica de Louça de Miragaia.