Super Bock Group assume mecenato do projeto ‘Afinidades’

30 de Abril, 2024

O Super Bock Group apoia o ‘Afinidades’ projeto inédito desenvolvido pelo Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), em parceria com a Associação Quarteirão Criativo, que visa a promoção e valorização da comunidade artística do icónico Quarteirão Bombarda, no Porto.

O Protocolo de Mecenato foi assinado, esta terça-feira, no MNSR, entre Rui Lopes Ferreira, CEO do Super Bock Group, e António Ponte, Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, na presença de Álvaro Sequeira Pinto, Presidente do Círculo Dr. José de Figueiredo-Amigos do MNSR, e de Tânia Santos, Presidente da Direção da Associação Bombarda – Quarteirão Criativo.

O projeto Afinidades terá a duração de cinco anos e ao longo deste ciclo, com edições temáticas anuais, serão organizadas exposições, workshops e conversas que exploram momentos de sintonia, empatia e semelhança entre a cultura da comunidade criativa do quarteirão Bombarda e a história e acervo do MNSR.

Na primeira edição, em 2024, sob o tema Joalharia Contemporânea e com curadoria de Inês Nunes, a comunidade artística é desafiada a desenvolver propostas criativas e inovadoras de joalharia contemporânea em estreita relação com obras selecionadas do acervo do MNSR. O resultado dessas participações será, posteriormente, apresentado numa exposição anual que demonstrará as afinidades entre a peça do Museu e as criações dos diversos artistas.

Rui Lopes Ferreira, CEO do Super Bock Group, refere que “o apoio à cultura e às artes é um forte compromisso do Super Bock Group, que assumimos há já muitos anos, certos da sua importância para o desenvolvimento de sociedades mais fortes e prósperas. Fazemo-lo privilegiando relações de proximidade que beneficiem as comunidades em que estamos inseridos, a qualidade dos próprios projetos e a credibilidade das instituições por eles responsáveis”.

Para António Ponte, Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, este projeto vem consolidar a ação estratégica de ativação da relação do Museu com os seus ‘Vizinhos’, fechando o perímetro de proximidade: “Depois das ações de parceria já realizadas com o Centro Hospitalar Universitário de Santo António (Hospital Santo António, Centro Materno Infantil do Norte Albino Aroso e Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório), bem como com o ICBAS – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, o projeto ‘Afinidades’ permitirá reforçar a ligação ao Quarteirão Bombarda, dinamizando e estimulando a criatividade dos artistas ali instalados em torno das coleções que compõem o acervo do Museu Nacional Soares dos Reis”.

Até 20 de maio, está a decorrer o período de apresentação de candidaturas ao concurso ‘Afinidades’, as quais devem ser realizadas através de formulário próprio disponível na página do Concurso – Afinidades na Joalharia Contemporânea.