Decorreu, esta manhã, um simulacro de incêndio no Museu Nacional Soares dos Reis, no âmbito da contínua revisão e atualização do Plano de Segurança existente.
A iniciativa contou com o envolvimento e participação da Proteção Civil Municipal, Polícia de Segurança Pública, Regimento de Sapadores Bombeiros e empresa responsável pela realização do simulacro.
O objetivo do exercício visa a melhoria da capacidade de resposta da equipa do Museu a um eventual caso de incêndio nas instalações do Palácio dos Carrancas, garantindo não só a evacuação de pessoas, mas também a salvaguarda das obras que integram o acervo museológico (Simulacro de Intervenção e Evacuação de Bens Culturais).
A realização destes simulacros permite criar novas sinergias e cooperações mais estreitas entre o Museu Nacional Soares dos Reis – enquanto instituição que gere bens culturais – e os diferentes serviços que integram a Proteção Civil, tendo em vista uma gestão mais eficaz em situações de crise, com controlo e redução de perdas e danos.
A Direção do Museu Nacional Soares dos Reis agradece a participação de todas as entidades envolvidas, bem como de todos os funcionários que ativamente se empenharam para o sucesso do simulacro.