Realizador da curta-metragem ‘Azul no Azul’ no Berlinale Talents

29 de Janeiro, 2024

Gianmarco Donaggio, realizador da curta-metragem ‘Azul no Azul’, foi selecionado para o programa de desenvolvimento de talentos do Festival Internacional de Cinema de Berlim – Berlinale Talents.

Dirigido a realizadores, atores, produtores, argumentistas, designers, representantes de festivais, compositores musicais, agentes de distribuição e venda, profissionais do som, críticos de cinema, etc., o Berlinale Talents abrange uma série de valências relacionadas com o universo do cinema e não só (criadores de séries e conteúdo de Realidade Aumentada, por exemplo), como palestras, workshops e think-tanks.

No total, na edição deste ano, concorreram 3.832 candidatos (recorde de participação) oriundos de 131 países, sendo escolhidas 202 pessoas, entre as quais se encontram os portugueses Rafael Morais, Cátia Rodrigues e Bruno Gularte Barreto.

‘Azul no Azul’ é uma curta-metragem experimental criada pelo cineasta italiano Gianmarco Donaggio e pelo pintor português Nelson Ferreira.

O filme foi produzido e distribuído em colaboração com o Museu Nacional de Arte Contemporânea, tendo sido criada uma segunda versão para o Museu Nacional de Soares dos Reis, no âmbito da comemoração dos 150 anos da escultura ‘O Desterrado’, de António Soares dos Reis.

A exposição Azul no Azul esteve patente no Museu Nacional Soares dos Reis de dezembro 2022 a março 2023. A mostra junta aguarelas do artista Nelson Ferreira e o filme do cineasta italiano Gianmarco Donaggio, permitindo aos jovens artistas demonstrar o quanto os mestres clássicos influenciam com as suas obras intemporais a criação de artistas contemporâneos.

Refira-se que o Festival Internacional de Cinema de Berlim decorre entre 15 e 25 de Fevereiro, enquanto o Berlinale Talents ocorrerá entre 17 e 22 de Fevereiro.