De 16 a 19 maio, o Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) promove um programa de atividades diversas para assinalar o Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus, celebrados a 18 maio.
O Dia Internacional dos Museus é celebrado em todo o mundo, com o objetivo de sensibilizar para o papel dos Museus na aproximação de culturas. Para o ano de 2024 foi escolhido o tema “Museus, Educação e Investigação”, pretendendo-se realçar a importância dos museus como instituições educativas dinâmicas que promovem a aprendizagem, a descoberta e a compreensão cultural.
Entre conversas, visitas, oficinas e sessões comentadas, do programa proposto pelo Museu Nacional Soares dos Reis destaca-se o Encontro “Comunicar a Investigação no Museu”, no qual será dada divulgada a investigação recentemente realizada no MNSR e que resulta da cooperação com instituições de ensino superior ou da inserção de investigadores em programas de âmbito nacional. O encontro será um momento de comunicação pública de processos e de resultados alcançados por estudantes, investigadores e estagiários, que fizeram do Museu Nacional Soares dos Reis o foco da sua prática científica nos dois últimos anos letivos.
O programa abre no dia 16 maio, pelas 18 horas, com uma conversa moderada por António Ponte, Diretor do MNSR, e que irá juntar Jorge A. Soler Dias, Diretor do Museo de Bellas Artes de Alicante, María José Gadea Capó e María Gazabat Barbado, Curadoras do respetivo museu, e Ana Paula Machado, Gestora da Coleção de Pintura do Museu Nacional Soares dos Reis. Versando sobre as coleções de cada um dos museus representados, a conversa trará a público possíveis similaridades entre os artistas portugueses e os artistas espanhóis do Naturalismo.
O Dia Internacional dos Museus, 18 maio, será assinalado com entrada gratuita e prolongamento de horário, o que permitirá celebrar, em simultâneo, a Noite Europeia dos Museus.
Criada em 2005 pelo Ministério da Cultura de França, na Noite Europeia dos Museus são organizadas múltiplas atividades que convidam os visitantes a usufruírem de uma experiência cultural diferente, em período noturno. No Museu Nacional Soares dos Reis, a abertura extraordinária ao público até às 23 horas possibilitará dar a conhecer o Museu e as suas coleções através de uma oficina preparada especialmente para as famílias.
Na Casa-Museu Fernando de Castro serão realizadas visitas noturnas com lanternas, numa iniciativa que irá proporcionar uma insólita experiência sensorial, num ambiente cenográfico excessivo e surpreendente.
Os membros do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis beneficiarão de uma visita orientada, agendada para o dia 18 maio, pelas 11 horas, que pretende dar a conhecer alguns aspetos da história do Ensino Artístico a partir das coleções do Museu, identificando as várias gerações de artistas. A visita está integrada no calendário regular de atividades dirigidas exclusivamente aos Amigos do MNSR, sendo este um dos muitos benefícios da adesão ao Círculo Dr. José de Figueiredo que, atualmente, tem em curso uma muito bem-sucedida campanha de angariação de novos associados.