Programa Siza Baroque inaugura com Conferência de Souto de Moura

10 de Abril, 2024

Eduardo Souto de Moura é o orador convidado da primeira conferência do Programa Siza Baroque, desenvolvido pelo Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. A conferência está agendada para o dia 20 abril, no Museu Nacional Soares dos Reis.

O Programa Siza Baroque inaugura com a Conferência de Eduardo Souto de Moura e decorre ao longo de todo o ano com a participação dos investigadores do projeto e dos respetivos consultores. Inclui ainda uma exposição no Museu Nacional Soares dos Reis e um concerto de encerramento, com uma composição ‘barroca-contemporânea’ (como a obra de Siza), nos Clérigos de Nasoni.

O projeto de investigação Siza Barroco está na sua fase final, sendo que a divulgação dos resultados da investigação foi pensada para um público alargado através de um programa diverso e aberto à cidade do granito, segundo Siza, “de «oiro velho» ou «azulado».”

As relações entre a arquitetura de Álvaro Siza e o Barroco estão presentes em vários autores que escreveram sobre Siza, além de permanecerem no modo como o próprio, referindo-se ao Porto, e a Nasoni, em textos escritos, seus, anuncia o seu interesse e empenho em conhecer melhor a arquitetura e a cidade Barrocas.

O presente programa integra um conjunto de eventos que cruzam e entrecruzam a arquitetura de Siza, a arquitetura de Nasoni, a talha dourada, a música barroca-contemporânea, etc.

A 12 de setembro inaugura a exposição Siza Baroque, uma mostra patente até 31 de dezembro no Museu Nacional Soares dos Reis, lado a lado com a arte antiga e o projeto de Fernando Távora para o Museu.

A entrada é livre em todos os eventos, sujeita à lotação dos espaços.

Programa Siza Baroque