Exposição celebra Manuel Jardim e o Modernismo em Portugal

6 de Setembro, 2023

O Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, inaugura a 7 de setembro a exposição Manuel Jardim e o Modernismo em Portugal, com pinturas e aguarelas do acervo do Museu Nacional Soares dos Reis. As peças, assinadas por artistas portugueses contemporâneos de Manuel Jardim, permitem relacionar e confrontar a obra deste pintor da primeira geração do Modernismo português.

A exposição, patente até 7 de janeiro, integra um autorretrato de Adriano Sousa Lopes, uma pintura de Armando de Basto alusiva ao centro histórico do Porto do início do século XX e duas aguarelas assinadas por Tomaz Leal da Câmara, que ilustram episódios da publicação A Velhice do Padre Eterno, de Guerra Junqueiro.

O Museu Nacional Machado de Castro assinala com esta mostra os 100 anos da morte de Manuel Jardim e apresenta obras de outros artistas do Modernismo português como Amadeo de Sousa Cardoso, Guilherme de Santa Rita, Eduardo Viana e Almada Negreiros.