Parceiros unem-se para evocar o primeiro centenário da morte de Aurélia de Souza

1 de Abril, 2022

A 26 de maio de 2022 assinalam-se 100 anos do desaparecimento de Aurélia de Souza, uma das mulheres mais marcantes da vida artística do país e especialmente do Norte, na passagem do século XIX para o século XX.

Para marcar o acontecimento, o MNSR, a Universidade do Porto, a Universidade Católica, o Instituto de História de Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Município do Porto e o Município de Matosinhos uniram-se em torno da evocação do centenário da sua morte, que se dividirá em múltiplas atividades culturais a decorrer entre abril de 2022 e junho de 2023. A relevância e o prestígio de Aurélia de Souza no panorama cultural português e internacional justificam a celebração conjunta desta artista singular, que sempre esteve na vanguarda da sua época.

Cada entidade apresentará oportunamente o seu programa cultural detalhado, mas todas as iniciativas decorrerão sob o selo conjunto – acima destacado –, criado propositadamente, pelo Atelier R2, para assinalar o centenário da morte da pintora e fotógrafa do Porto.