Loading...

‘O horizonte urbano industrial do Porto através da Fotografia’

17 de Abril, 2024

Público
Jovens e adultos

 

Duração
50 minutos

 

Entrada
Gratuita

 

Inscrições
Formulário online (até 48 horas de antecedência)

No âmbito do programa paralelo da exposição temporária «A faiança azul de safra da Fábrica de Miragaia», o Museu Nacional Soares dos Reis promove, no próximo dia 18 abril, pelas 18 horas, uma visita comentada pelo historiador Nuno Resende.

 

A fotografia de paisagem é uma categoria com relevo na história da imagem urbana do Porto. Desde cedo, isto é, quando as notícias da invenção da fotografia chegaram à cidade na década de 1840, que os primeiros fotógrafos começaram a capturar as vistas urbanas, seguindo modelos da pintura e da gravura – sobretudo britânicas.

 

Houve um tempo em que chaminés de fábrica definiam o horizonte do Porto. Estas estruturas, assim como elementos de arquiteturas fabris, foram desparecendo à medida que a cidade expulsou a indústria dos seus limites e se tornou urbe de serviços e hoje plataforma para o turismo.

 

Através da fotografia procuramos observar e entender essas transformações, numa visita comentada pelo historiador Nuno Resende, no âmbito do programa paralelo da Exposição Temporária “A faiança azul de safra da Fábrica de Miragaia”. Entrada livre, sujeita a inscrição prévia através do formulário.

×