Museu recebe Concerto da Orquestra de Bandolins de Esmoriz

17 de Outubro, 2023

No âmbito da programação definida para o mês de outubro, o Museu Nacional Soares dos Reis acolhe, no próximo domingo, dia 22, pelas 16 horas, um Concerto da Orquestra de Bandolins de Esmoriz.

Entrada livre.

Seguindo a ideologia de que a música é para todos, a Orquestra de Bandolins de Esmoriz procura desmistificar a noção de que o bandolim é um instrumento unicamente popular com a apresentação de um repertório eclético e variado, do tradicional ao clássico, passando por composições originais para este tipo de orquestra.

David Silva é o solista convidado para a atuação a realizar no Museu Nacional Soares dos Reis.

A Orquestra de Bandolins de Esmoriz constituiu-se oficialmente em 1984, resultante de um movimento musical iniciado pelo maestro fundador Luís Marques Aleixo, onde a orquestra acompanhava o teatro de revista da altura.

Atualmente, conta com cerca de 20 instrumentistas, com idades entre os 14 e os 83 anos, amadores e profissionais, e com a direção musical do maestro, compositor e instrumentista, Luís Sá.

O solista David Silva tem vindo a participar nas mais diversas formações de Música de Câmara, tendo colaborado com a Orquestra do Norte, Orquestra Património | Ópera na Academia e na Cidade e enquanto membro fundador do Oporto Chamber Ensemble.

Nascido em Montreal, Canadá, no seio de uma família portuguesa, mudou-se para Portugal ainda jovem. Estudou na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, com os Professores Iva Barbosa e António Saiote.

Grande vencedor dos concursos “Prix-d’Europe” e do “Canadian Music Competition – Stepping Stone” em 2016, no Canadá, obteve diversas outras distinções.

David é regularmente convidado por diversas orquestras: Hyogo Performing Center Orchestra (Japão), Orquestra Sinfónica de Macau, Orchestre Symphonique de Montreal, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Gulbenkian, Camerata Zurique, Musikkollegium Winterthur Orchestra e Basler Festival Orquestra (Suiça).