Museu do Prado e Museu Soares dos Reis irmanados por sangue real

19 de Novembro, 2023

O Museu Nacional Soares dos Reis felicita o Museu do Prado, em Madrid, pela celebração do seu 204º Aniversário. Criado por Maria Isabel de Bragança, irmã de D. Pedro IV, o Real Museo de Pintura y Escultura abriu portas a 19 novembro de 1819.

Anos mais tarde, em 1833, D. Pedro IV cria, em Portugal, o Museu de Pinturas e Estampas e outros objetos de Belas Artes – atual Museu Nacional Soares dos Reis – para salvaguarda dos bens sequestrados aos absolutistas e conventos abandonados na guerra civil (1832-34).

O Museu do Prado, em Madrid, abriu ao público a 19 novembro 1819, com uma coleção de 311 pinturas da coleção real, todas de autores espanhóis, num edifício desenhado pelo arquiteto Juan de Villanueva, em 1785, e mandado construir por Carlos III para aí instalar o Gabinete de Ciencias Naturales.

Só mais tarde, Fernando VII, juntamente com a rainha sua mulher, a portuguesa Maria Isabel de Bragança, principal impulsionadora desta obra, tomaram a decisão de aí instalar o Real Museo.

Para além das obras expostas e referenciadas no primeiro catálogo do museu, publicado aquando da abertura, estavam guardadas em reserva 1510 obras igualmente provenientes das coleções reais, as quais tinham sido iniciadas, no século XVI, por iniciativa do imperador Carlos V e enriquecidas pelos seus sucessores, incluindo algumas das principais referências do museu.

Sobre Maria Isabel de Bragança

Maria Isabel de Bragança, esposa do rei Fernando VII e Rainha Consorte da Espanha de 1816 até 1818, era filha de João VI de Portugal e de sua esposa, a rainha Carlota Joaquina. Irmã mais velha de D. Pedro IV de Portugal (D. Pedro I do Brasil).

Maria Isabel de Bragança destacou-se pelo seu interesse pela cultura e afeição pela arte. Foi dela que partiu a iniciativa de reunir obras de arte dos monarcas espanhóis para criar um museu real, o futuro Museu do Prado.

Por ter falecido um ano antes da inauguração, Maria Isabel de Bragança não assistiu à abertura do Museu, mas o seu relevante papel na fundação do mesmo não foi esquecido.

Maria Isabel de Bragança tem um retrato no Museu datado de 1829, de autoria de Bernardo López Piquer, intitulado «María Isabel de Braganza como fundadora del Museo del Prado».

Na imagem, Maria Isabel de Bragança aponta com o braço direito para um local visível através de uma janela, com a mão esquerda revela alguns planos da construção do museu depositados sobre uma mesa, em pergaminhos ou papéis.

De acordo com Pedro de Madrazo, autor do catálogo dos quadros do Museu Real (documento datado de 1854) “foi a rainha Maria Isabel de Bragança quem sugeriu ao Rei a ideia (da criação do Museu), por “escitacion” de algumas personalidades amantes das Belas Artes, ideia que o Rei acolheu com verdadeiro entusiasmo”.

Imagem: María Isabel de Braganza como fundadora del Museo del Prado
LÓPEZ PIQUER, BERNARDO