Museu Nacional Soares dos Reis acolhe Performance Porto Sombrio

18 de Outubro, 2023

A exposição de longa duração do Museu Nacional Soares dos Reis serve de palco a uma performance inspirada no tema Porto Sombrio, a realizar no dia 29 outubro, pelas 16 horas. Entrada livre.

A iniciativa é produzida por alunos do curso de Técnico de Organização de Eventos do Instituto de Emprego e Formação Profissional do Porto, em parceria com a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE).

Ao longo dos diferentes espaços do Museu Nacional Soares dos Reis, vozes, corpos, sons e poesia vagueiam por entre as obras que compõem o vasto espólio do museu. Os visitantes serão surpreendidos por diferentes formas de expressão artística.

Da seleção de poemas escolhidos para esta atividade consta «Tristezas do Desterro», poema de exílio de Alexandre Herculano que serviu de inspiração a António Soares dos Reis para a execução da escultura O Desterrado (na foto).

A peça foi a prova final do curso de Escultura tendo sido realizada em Roma, onde Soares dos Reis se acolheu, no Instituto de Santo António dos Portugueses, para conclusão da bolsa no estrangeiro.

A emotividade saudosista que a obra transmite traduz-se no mármore pela postura nostálgica da figura assente numa rocha batida pelo mar. Num sentido mais amplo, a obra devolve-nos a imagem de um homem solitário e pensativo, que está intimamente ligada à ideia de evasão no imaginário romântico.

A saudade, o desejo de regresso à Pátria, a nostalgia da terra-mãe parecem formar um estado de espírito dominante na experiência marítima dos portugueses, plano em que O Desterrado de Soares dos Reis assume uma dimensão superior, de representação coletiva.

Direção artística
Cláudia Marisa