Museu acolhe Conferência «Escultura e a obra de Delfim Maya»

10 de Novembro, 2023

O Museu Nacional Soares dos Reis acolhe, no próximo dia 25 novembro, pelas 16 horas, a Conferência «Escultura e a obra de Delfim Maya», evento que integra a realização de uma Mesa-Redonda, Lançamento de Livro e apresentação do Prémio Delfim Maya.

A obra de Delfim Maya convoca diversas questões de inequívoco sincronismo com a modernidade da escultura portuguesa e europeia, sendo esses aspetos abordados por Fátima Lambert e Samuel Rama. Maria Maya, neta do escultor, apresentará o seu mais recente livro «O Modernismo de Delfim Maya», seguindo-se uma breve apresentação do prémio Delfim Maya.

O Prémio Escultor Delfim Maya visa dar a conhecer a obra do escultor Delfim Maya (Porto, 1886 – Lisboa, 1978), o primeiro a introduzir em Portugal a escultura em folha de metal recortada, em 1934.

Maria José Maya

Tem um Mestrado em História de Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, concluído em 2022.

Neta de Delfim Maya, investiga e escreve sobre ele desde há muitos anos.

É promotora do prémio escultor Delfim Maya, que decorre até final de dezembro de 2023, em colaboração com a ESAD.CR – Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, com a Liga dos Amigos do Museu José Malhoa e com algumas Instituições de Ensino Superior.

Organizou a conferência e a exposição “Um modernista autodidata: Delfim Maya (1886- 1978)” na BNP- Biblioteca Nacional.

Participou no catálogo digital da “História das Exposições de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian”, escrevendo sobre Delfim Maia, Hein Semke, Canto da Maia e Emmerico Nunes, em 2019.

Fátima Lambert

Licenciada em Filosofia (1982), Mestre em Filosofia/Estética (1986) e Doutorada em Estética/Filosofia — Faculdade de Filosofia Braga/U. Católica Portuguesa (1998). É Professora Coordenadora — Estética e Educação — na Escola Superior Educação/Politécnico do Porto, onde coordena a licenciatura Gestão do Património e o Mestrado Património, Artes e Turismo Cultural.

Coordena a linha de investigação de Cultura, Arte e Educação — InED (FCT)/ESE-P.Porto, de que foi diretora. Integra várias comissões científicas e editoriais de revistas científicas em Portugal, Espanha e Brasil. É Crítica de Arte (membro da AICA) e Curadora Inde-pendente. Linhas de investigação privilegiadas: Educação Estética e Arte Contemporânea; [In]visibilidade da mulher na história: pensamento, obra e ação; Viajantes: escritores e artistas no séc. XIX; Paisagem, Viagem e Utopia; Escrita, Imagem e Performance — intermedialidade. Publica regularmente em revistas científicas, autora de livros e monografias.

Samuel Rama

Licenciado em Artes Plásticas, na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, onde é docente desde 2003. Doutorado em Artes Visuais em 2013. Investigador do LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes.

A sua atividade incide na pesquisa da intrincada e complexa relação entre os meios da escultura, desenho e fotografia com as noções de paisagem. De entre as suas exposições individuais destacam-se: Habitar a Penumbra (2005), Módulo – Centro Difusor de Arte, Porto; MAGMA (2008), Galeria 111 – Lisboa e Porto, SCANNING (2010) Arquivo Fotográfico de Lisboa, Lisboa; MEGAPARSECS (2012) Teatro da Politécnica, Lisboa.

Finalista nos prémios IV International Expanded Painting Prize (2007), Museo de Bellas Artes de Castellón, Espanha e na X Mostra Internacional UNION FENOSA (2008), Museo de Arte Contemporâneo União Fenosa, Coruña, Espanha.