Loading...

Museu acolhe Concerto de Laureados do Prémio Ilda Moura

4 de Março, 2024

O Museu Nacional Soares dos Reis será palco do Concerto de Laureados do Prémio Ilda Moura, a realizar no próximo dia 28 de abril.

 

A 8ª edição do Prémio Ilda Moura decorrerá de 26 a 28 de abril, em homenagem a Ilda Moura, a quem a Academia Musical dos Amigos das Crianças – Escola de Música Guilhermina Suggia (AMAC-EMGS) deve a sua existência. Para dar continuidade ao seu legado, a Academia Musical dos Amigos das Crianças – Escola de Música Guilhermina Suggia, fundada em 1953, decidiu criar um concurso e um prémio com o seu nome, em sinal de agradecimento e homenagem a uma personalidade que sempre reconheceu a importância da música na formação das crianças e jovens.

 

Nesta 8.ª edição, além dos vários prémios atribuídos a diferentes categorias e escalões, serão entregues prémios especiais:

 

PRÉMIO DUO SUGGIA

Prémio para o melhor duo constituído por violoncelo e piano. Com o Prémio Duo Suggia, a AMAC-EMGS pretende distinguir jovens talentosos em duos de violoncelo e piano e simultaneamente homenagear, não só a figura incontornável de Guilhermina Suggia, como também resgatar a memória de sua irmã, a pianista Virgínia Suggia.​

PRÉMIO ILDA MOURA

Prémio para o melhor intérprete, de entre todos os vencedores do escalão D de todas as categorias. Com o Prémio Ilda Moura, a AMAC-EMGS irá distinguir um dos concorrentes, procurando homenagear o talento e o trabalho do jovem músico e contribuir para o sucesso do seu percurso artístico. ​

PRÉMIO DANIEL CUNHA

Prémio para o melhor intérprete de uma obra portuguesa na categoria Piano, em qualquer escalão aberto a concurso. Com o Prémio Daniel Cunha, a AMAC-EMGS homenageia um seu professor e membro do júri deste concurso, falecido em 2020, que foi um dos mais destacados pianistas da sua geração e um dos mais dedicados à interpretação da música portuguesa. A AMAC-EMGS contribui, deste modo, para que o nome de Daniel Cunha, já merecidamente associado à música portuguesa, possa continuar a servir de inspiração e estímulo à participação de novos intérpretes da nossa música, para que seja mais tocada, incitando os concorrentes a apresentarem mais repertório nacional.

×