https://simal.ing/
Ministro da Saúde preside à Inauguração da Exposição “Portreto de la Animo” - Museu Nacional Soares dos Reis
Loading...

Ministro da Saúde preside à Inauguração da Exposição “Portreto de la Animo”

13 de Julho, 2023

O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, preside hoje, pelas 18 horas, à inauguração da Exposição «PORTRETO DE LA ANIMO ART BRUT ETC.», no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.

 

No contexto da exposição de Arte Bruta que agora se propõe, o Museu Nacional Soares dos Reis pretende, através dos seus acervos artísticos e do recurso à Coleção Treger Saint Silvestre, desenvolver um programa que fomente a discussão e a abordagem da saúde mental através da arte e dos artistas.

 

Iniciada na década de 1980, a Coleção Treger Saint Silvestre, em depósito no Centro de Arte Oliva, integra um numeroso acervo de obras de Arte Bruta, sendo uma das mais importantes e extensivas coleções privadas no mundo e contando com um largo número de autores reconhecidos.

Inspirados no percurso iniciado por Jean Dubuffet, pioneiro na recolha destas produções artísticas, os dois colecionadores reuniram um conjunto de obras que se convertem em relatos do inconsciente e assumem, de forma involuntária, aspetos subversivos perante o discurso da norma e da ordem estabelecida. Questionam os limites da razão através de diferentes mensagens codificadas, fórmulas, figuras inventadas e códigos secretos.

 

 

A exposição “Portreto de la Animo“ é um recorte desta magnífica coleção que pretende reunir um núcleo de obras focadas no retrato e no autorretrato que entrarão em confronto ou diálogo expositivo com outras peças das coleções do Museu Nacional Soares dos Reis.

 

 

Os retratos pintados por estes artistas revelam uma figura interior, uma criatividade e invenção particularmente viva, como se pode observar nas obras de Aloïse Corbaz, Ted Gordon, James Deed, Edemund Monsiel, Aleksander Lobanov, Alessandra Michelangelo ou do português Jaime Fernandes, entre outros. Muitos deles parecem ser autorretratos que reivindicam uma existência da qual estes artistas foram e se sentiram privados.

 

 

O Museu Nacional Soares dos Reis apresenta uma exposição de retratos e autorretratos que integram a coleção Treger Saint Silvestre, uma das mais importantes e extensivas coleções privadas de Arte Bruta no mundo.

 

 

A exposição “Portreto de la Animo”, de acordo com o curador António Saint Silvestre considerada “a maior mostra de Arte Bruta alguma vez realizada na Península Ibérica”, é promovida em parceria com a Câmara Municipal de São João da Madeira, o Centro de Arte Oliva e os colecionadores António Saint Silvestre e Richard Treger, com o apoio mecenático da Fundação Millennium bcp e da Lusitânia Seguros e o apoio institucional do Círculo Dr. José de Figueiredo – Associação de Amigos do MNSR.

×