Ministro defende “capacidade de abertura e de diálogo dos museus”

23 de Fevereiro, 2024

O Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, visitou hoje o Museu Nacional Soares dos Reis, onde teve oportunidade de apreciar a recém-inaugurada exposição temporária «Teresa Gonçalves Lobo e Domingos Sequeira: um diálogo no tempo», bem como «Paisagem», exposição temporária de fotografia de José Zagalo Ilharco.

Acompanhado por Pedro Sobrado, Presidente do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, EPE, o Ministro da Cultura foi recebido por Paula Oliveira, em representação do Museu Nacional Soares dos Reis.

A visita contou ainda com as presenças do curador da exposição Bernardo Pinto de Almeida e da artista Teresa Gonçalves Lobo.

Pedro Adão e Silva referiu que a visita foi motivada pelo seu “interesse e curiosidade em ver esta exposição em particular [«Teresa Gonçalves Lobo e Domingos Sequeira: um diálogo no tempo»], porque se trata de uma mostra que corresponde àquilo que deve ser a afirmação de um museu como o Museu Nacional Soares dos Reis. Ou seja, a possibilidade de abertura e de cruzamento entre as coleções que pertencem ao museu e o diálogo com aquilo que se faz atualmente a nível artístico”.

Considerando que os museus não devem ser encarados como uma espécie de ‘arquivo morto’, onde são depositadas várias peças de interesse histórico, o Ministro da Cultura salientou a necessidade de “estimular a capacidade de abertura e de diálogo [dos acervos dos museus] com a contemporaneidade, neste caso particular, das artes visuais”, acrescentando que “esse diálogo e esse cruzamento são fundamentais para que os museus se abram à sociedade”, conquistando assim novos públicos.

Teresa Gonçalves Lobo (Funchal, 1968), cujo trabalho se iniciou há mais de duas décadas, centrou-se logo de início no desenho como campo expressivo onde tem desenvolvido notável pesquisa. Está representada em diversas coleções, privadas e institucionais, em Portugal e no estrangeiro.

Domingos Sequeira (Lisboa, 1768 – Roma, 1837), considerado por alguns o mais talentoso e original pintor português do seu tempo, desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da arte portuguesa de início do século XIX.

As exposições temporárias «Teresa Gonçalves Lobo e Domingos Sequeira: um diálogo no tempo» e «Paisagem» estarão patentes ao público, no Museu Nacional Soares dos Reis, até 28 abril.