Jornadas Europeias do Património com entrada gratuita

13 de Setembro, 2023

O Museu Nacional Soares dos Reis terá acesso gratuito nos dias 22, 23 e 24 setembro, propondo várias atividades para celebrar as Jornadas Europeias do Património.

«Património Vivo» é o mote definido para as Jornadas Europeias do Património 2023. O tema pretende explorar as práticas, lugares e objetos que hoje fazem parte do nosso património cultural e têm sido transmitidos de geração em geração.

As Jornadas Europeias do Património 2023 (JEP 2023) celebram nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro as práticas, os lugares e os objetos que hoje fazem parte do nosso património cultural e que têm sido transmitidos de geração em geração, adaptando-se, recriando-se e ajustando-se às comunidades e grupos em mudança, às paisagens e aos lugares.

Está presente nas práticas, representações, expressões, saberes e artefactos únicos, tanto nos locais de origem como em todo o mundo, numa referência às práticas e às formas como o passado é preservado na memória coletiva, estabelecendo ligações entre reconhecer, salvaguardar e promover bens do património cultural imaterial, bem como transmiti-los às gerações futuras, num mundo em rápida mudança.

Um pouco por todo o mundo, as JEP 2023 desafiam, através do ”Património Vivo”, a uma reflexão sobre as respostas a dar aos desafios colocados pela sociedade.

Estas são as propostas do Museu Nacional Soares dos Reis para assinalar as Jornadas Europeias do Património:

Da palavra bruta ao princípio do mundo

Oficina de Escrita + INFO

Dia: 23 de setembro de 2023   Hora: 14h00

Contactos para Inscrição: comunicacao@mnsr.dgpc.pt

Uma mão cheia de objetos

Ateliers lúdicos/oficinas pedagógicas/Workshops + INFO

Dia: 24 de setembro 2023   Hora: 10h30